03 de dezembro – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

20151202122943Com o objetivo de promover reflexão sobre a necessidade de compreensão dos assuntos relativos à deficiência e à mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas, em 1998, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 03 de dezembro como Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.  A cada ano, esse dia é marcado com um tema específico. Neste ano de 2015, o tema é “A inclusão importa: acesso e capacitação para pessoas de todas as habilidades”.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência. Segundo o Decreto Nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, a deficiência pode ser definida como “toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”.

A propósito dessa discussão, vale reafirmar que o Instituto Dom Barreto é uma escola inclusiva desde sua origem e, de acordo com a psicóloga e responsável pelo setor de inclusão do IDB, escola inclusiva é aquela que não discrimina e que acredita no potencial de cada aluno. “Nós ouvimos muitas histórias de como o  professor Marcílio acolhia e tinha uma atenção especial às crianças com deficiência que, muitas vezes, ele mesmo convidava para ingressar na escola. Escola inclusiva é aquela que não discrimina, que acredita na potencialidade de cada um dos seus educandos e os prepara para a vida, oferecendo condições para o seu pleno desenvolvimento. A preocupação na conquista da autonomia e da aprendizagem  tem sido a prioridade da escola a todas as crianças e jovens e, de maneira especial, àquelas que precisam de maior atenção”, disse.

A psicóloga ressaltou, ainda, que a Escola prioriza a capacitação dos profissionais para melhor atender os alunos com deficiência.

 “O IDB se prepara para receber seus alunos com muita dedicação e investimento em formação de seus educadores e em recursos pedagógicos. Em 2013, a Escola montou uma sala de atendimento educacional especializado, de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, com o objetivo de identificar e remover as barreiras que possam estar dificultando a plena participação e a aprendizagem da criança na sala de aula. Com sua equipe multidisciplinar, professores envolvidos com a aprendizagem de cada criança  em sala de aula, gestores que promovem o olhar inclusivo e a parceria com a família e profissionais externos,  o IDB busca superar os desafios educacionais do dia-a-dia, consciente de  que ainda há muito o que aprender .

Paz e Bem!