Dia Mundial da Energia

Com o intuito de sensibilizar e motivar as pessoas quanto à necessidade de poupar energia, além de alertar sobre os seus impactos ambientais e destacar a importância de preservar os recursos naturais, comemoramos hoje, 29 de maio, o Dia Mundial da Energia.
A data é também uma grande oportunidade para relembrar os benefícios que o uso de fontes renováveis traz não só para o meio ambiente, como também para a sociedade, já que esse uso implica diminuição dos níveis de poluição e um crescimento baseado no desenvolvimento sustentável.
O Dia Mundial da Energia surgiu a partir de uma iniciativa da Direção Geral de Energia de Portugal, em 1981.
Pesquisas mostram que muitas vezes a preocupação com a quantidade e os tipos de energias utilizáveis ainda é vista pelos governos, empresas e pela população em geral como uma questão secundária. Estimativas feitas pelo Instituto Internacional de Economia mostram que, se a população mundial não modificar seus hábitos, a demanda por energia projetada no mundo aumentará 1,7% ao ano até 2030, quando alcançará 15,3 bilhões de toneladas equivalentes de petróleo.
No dia a dia são muitos os exemplos de opções de consumo ou de comportamentos que ajudam a poupar energia em casa ou no local de trabalho. Cada pessoa pode fazer a sua parte para evitar o desperdício de energia, como aproveitando ao máximo o uso da luz natural (do sol) e comprando eletrodomésticos com classe energética mais eficiente. Estas ações refletem na redução das contas de eletricidade, gás e numa melhor qualidade de vida para todos.
Faça a sua parte! Incorpore práticas como estas no seu dia a dia e ajude a construir um mundo melhor para aqueles que o habitam, e para as futuras gerações.