24 de Outubro – Dia das Nações Unidas

20151015042330 (1)O Dia das Nações Unidas é comemorado em 24 de Outubro desde 1945, em alusão ao dia que entrou em vigor a Carta da ONU. Em 1971, a Assembleia Geral da ONU recomendou que o dia fosse observado pelos Estados-Membros como um feriado público. A ONU é uma organização internacional que tem o objetivo de facilitar a cooperação entre os países. Ela realiza propostas para a melhoria do progresso social e dos direitos humanos, fazendo também a busca da paz mundial.

O nome Nações Unidas foi instituído pelo presidente norte-americano Franklin Roosevelt, e foi utilizado pela primeira vez na Declaração das Nações Unidas, de 1º de janeiro de 1942, quando os representantes de 26 países assumiram o compromisso de que seus governos continuariam lutando contra as potências do Eixo.

A Carta das Nações Unidas foi elaborada pelos representantes de 50 países presentes à Conferência sobre Organização Internacional, que se reuniu em São Francisco de 25 de abril a 26 de junho de 1945. As Nações Unidas, porém, só começaram a existir oficialmente em 24 de outubro de 1945, após a ratificação da Carta por China, Estados Unidos, França, Reino Unido e a ex-União Soviética, bem como pela maioria dos signatários.

A ONU é composta por 193 países, se configurando como uma das maiores organizações internacionais do mundo em número de países-membros. Desse total, 51 são os seus fundadores, ou seja, aquelas nações que assinaram a Carta das Nações Unidas em 1945, o que inclui o Brasil. O último país a aderir à ONU foi o Sudão do Sul, em 2011, ano em que esse país tornou-se independente.

A estrutura da ONU é formada pelos seguintes órgãos: Assembleia Geral, Conselho de Segurança, Conselho Econômico e Social, Conselho de Tutela e Corte Internacional de Justiça e o Secretariado Geral.

Segundo a Carta das Nações Unidas, a ONU tem por objetivo manter a paz e a segurança em todo o mundo, mediar e promover relações amistosas entre as nações, promover cooperações na resolução de problemas internacionais e ser o centro responsável por reunir as nações em prol desses objetivos em questão.

Paz e Bem!