34ª Edição da Semana Cultural IDB: sucesso com gosto de saudade

 

“Modos de sentir, pensar e criar”. Essa foi a proposta lançada pela Semana Cultural 2019 aos alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental à 2ª Série do Ensino Médio, que se envolveram de corpo e alma nos dias de produções e nos presentearam com shows de atuações nas performances apresentadas na Escola e no Teatro. Neste ano, a Semana Cultural contou com uma programação grandiosa e bem pensada, com direção artística e geral do antigo aluno, ator e diretor, José Reis, e  com a colaboração e total dedicação dos professores das Equipes de Língua Portuguesa e Literatura do IDB e Villac, de Filosofia, de Educação Física, de História e do antigo aluno e produtor, Daniell Rangel. Afinal, esta é a trigésima quarta edição deste evento tão esperado, que mergulha nas linhas e entrelinhas das grandes obras da Literatura Nacional e Internacional, mexendo com os nossos sentimentos e acalentando as nossas emoções.

A programação da 34º Semana Cultural foi um panorama de diversos temas, com abordagens diferentes entre si. Os espectadores foram surpreendidos com obras de artes que abordaram temas do cotidiano. No total, 27 espetáculos foram apresentados, protagonizados por mais de 400 alunos durante os sete dias de evento. Foi um conjunto de trabalhos que partiram das ideias dos professores orientadores, juntamente com as ideias do diretor, dos coreógrafos e dos próprios alunos. 

José Reis trouxe para os palcos da Semana Cultural apresentações no estilo de teatro contemporâneo.  “Quando a professora Stela Rangel me convidou para fazer a direção geral da Semana Cultural, pensei em mostrar como a arte e a educação podem estar fundidas no sentido da arte já ser, por si só, um processo educativo.  Pensando da forma de que fazer arte é fazer educação.  Quis fazer um evento que tocasse os modos de criação, que gerem questionamentos como: o que te faz criar? Como a arte se manifesta no mundo? Então, nesse sentido, desde a realização das oficinas de preparação com os alunos, procurei trazer contextos diversos, com pessoas diversas, com artistas que estão no mercado criando, tanto  na dramaturgia quanto na atuação”, complementou o diretor.

A Programação

Na tarde da quarta-feira, 16/10, foi realizada a Abertura da Semana Cultural IDB, no Ginásio Barretinho, com fortes emoções e expressões de amor. Nossa diretora, professora Stela Rangel, comandou o evento na presença dos alunos das séries participantes e dos professores da Escola. Na ocasião, o Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Teresina foi uma das atrações com a participação da professora de música, Juliana Mayra. Os alunos fizeram uma linda homenagem aos professores com textos emocionantes. Nas músicas, nas leituras e em todas as homenagens, sentimos a dimensão do amor que a Escola tem pela arte e por seus alunos e professores.

Ainda no primeiro dia, os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental realizaram a apresentação sobre o conto de Marina Colasanti, “Sem asas, porém… Debaixo da pele, a Lua”. No momento do intervalo, no Barretinho, o antigo aluno e cantor, Lucas Belchior, apresentou “Lucas canta Belchior e outros artistas”. E, no Convívio Cultural, foi realizada uma apresentação sobre a vida e a obra de William Shakespeare, com destaque para Tragédias Shakespeareanas, que foi conduzida pela professora Dra. Socorro Reis. Durante a apresentação, os alunos fazeram as leituras em inglês da obra Shakespeare.

O segundo dia da programação, 17/10, foi bastante agitado e com destaque para as ações voltadas para a natureza. Durante a tarde, na Biblioteca Maria de Lourdes Barros, os estudantes conferiram a videoinstalação nomeada “Chamado Mãe Terra”, preparada pelo artista piauiense Jacob Alves. Nos vídeos, os textos narrados pelos alunos eram poesias de autoria do antigo aluno Daniell Rangel. Na praça de alimentação, contemplando a ação da videoinstalação, mensagens para o nosso meio ambiente foram distribuídas nas mesas adornadas com balões.  Meio ambiente em pauta! Abrindo o segundo dia de apresentações, os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental encenaram mais um belo e emocionante conto de Marina Colasanti, “Luz da lanterna sopro de vento”. Em seguida, as turmas do 9º Ano seguiram para a Biblioteca Maria de Lourdes Barros onde assistiram ao Stop Motion de outro conto da escritora, “O moço que não tinha nome”. E fechando a noite, no Convívio Cultural, o aluno Marcelo Vitor conduziu o estudo sobre a obra “A porta aberta”, de Peter Brook, mediado pelo diretor artístico da Semana, o antigo aluno José Reis.

A sexta-feira, 18/10, terceiro dia da Semana Cultural, foi cheia de ações e espetáculos. A performance “Além dos rostos”, apresentada na Praça de Eventos, foi um convite para vivermos um cotidiano menos intenso, mais leve e mais possível. Em seguida, parando os corredores e atraindo todos os olhares, a “Marcha das estações” foi uma coreografia itinerante em homenagem à coreógrafa Pina Bauch. Já os alunos da 2ª Série do Ensino Médio, sob direção da aluna Danielle Ohana, apresentaram o espetáculo “Nossa Infância”, com famosas canções de filmes e séries que estrearam nos últimos dez anos. Encerrando mais um dia, um momento especial no Convívio Cultural com entrevista à coreógrafa e professora Janaína Lobo e apresentação do Balé da Cidade de Teresina.

No domingo, 20/10, foram apresentados, no Teatro 4 de Setembro, mais seis espetáculos da Semana Cultural. Com direção artística do antigo aluno José Reis, os estudantes das turmas do 5º Ano do Ensino Fundamental a 2ª Série do Ensino Médio deram vida aos personagens das peças. Confeira abaixo as peças apresentadas.

“Cortejo Roda Vida” – alunos do Ensino Médio;

 “O Jardim Secreto” –5º e 6º Anos do Ensino Fundamental;

 “Ópera Sertaneja – A carta” – 8º Ano Ensino Fundamental;

“A moça tecelã” – 9º Ano Ensino Fundamental;

 “A busca de Abrão” – 9º Ensino Fundamental;

 “Lisbela e o Prisioneiro” – Alunos do Villac.

Encerrando a 34ª Semana Cultural do Instituto Dom Barreto, mais sete performances foram realizadas no Teatro 4 de Setembro, na noite de ontem, 23/10.

“Cortejo Roda Viva” – alunos do Ensino Médio

“Monólogos de Gota D’água” – Alunos da 1ª Série do Ensino Médio do IDB

“Justiça: O Que é fazer a coisa certa” – alunos da 1ª Série do Ensino Médio

“Memórias de um Sargento de Milícias” – alunos da 1ª Série do Ensino Médio

“As Linhas da Intolerância” – alunos da 1ª Série do Ensino Médio do IDB

“Por Elise” – alunos da 2ª Série do Ensino Médio do IDB

“Homo Deus”  – alunos da 1ª e da 2ª Séries do Ensino Médio, turma ITA

Foi um evento onde todos se doaram e produziram conhecimentos, sensibilidade e buscaram mudar o cotidiano para uma maneira mais sensível de viver.

“A arte tem o poder de abrir as janelas de visibilidade para o mundo, além do cotidiano, que às vezes nos cega”.

José Reis.