Alícia Fortes, aluna da 2ª Série do Ensino Médio, tem artigo publicado na Revista Científica Mathephys

DSC_6428.jpg aliciaA aluna da 2ª Série do Ensino Médio, Alicia Fortes, transformou seu trabalho apresentado na fase nacional da International Young Physicists’ Tournament, IYPT, sobre “Variação da orientação e da fração de empacotamento aleatório de materiais não-esféricos diante de parâmetros relevantes” em um artigo científico e o submeteu para a publicação na Revista Científica Mathephys.

O resultado foi a aceitação do artigo na revista, que apresenta artigos científicos na área de matemática aplicada, dispostos nos temas experiências educativas, jogos e raridades matemáticas, investigações e modelagens.

Alícia explica como surgiu a ideia da publicação de seu artigo. “Teve uma Semana de Matemática e Física, a Semafis, do Instituto Federal do Piauí, aqui em Teresina. Como tínhamos feitos os trabalhos para a IYPT, o professor Rawlinson Ibiapina nos deu a ideia de submetermos os trabalhos que havíamos feitos para serem publicados na revista. Então nós transformamos nosso trabalho da IYPT em artigo para a revista da Semafis, do IFPI”.

A aluna conta como fez para desenvolver o trabalho sobre empacotamento e a sua importância no mercado. “Analisei alguns materiais e fiz a seguinte observação: você coloca o material dentro de alguns recipientes e verifica o quanto ainda se pode  colocar dentro desse recipiente. Observei também qual a quantidade máxima de material se consegue colocar no recipiente, além das várias maneiras de colocá-lo, existem algumas que são mais eficientes. E isso pode ser importante na indústria, no transporte. Explico, no artigo, meu procedimento, meu experimento e minha teoria”.

A dombarretana se sente feliz pela aceitação do artigo publicado. “Esta é a primeira vez que submeto um artigo para uma revista e é aceito e eu acho ótimo, principalmente porque é muito bom para o meu currículo”, finalizou Alícia.

Parabenizamos nossa brilhante amanhã que nos orgulhou com sua conquista. Desejamos sempre sucesso aos nossos dombarretanos, que alcancem voos mais altos e que estejam dispostos a encarar novos desafios, sempre.

Paz e Bem!