Alunos do IDB, premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, recebem medalhas

Alegria! Essa palavra pode definir o sentimento estampado nos rostos dos alunos, professores e familiares presentes na cerimônia de entrega das medalhas da XVIII OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Este ano, o IDB conquistou o total de 59 medalhas, sendo 15 de ouro, 18 de prata e 26 de bronze. Durante a cerimônia, três alunos do IDB, Felipe Vieira Coimbra, João Martins Cortez Filho, e Alícia Fortes, que também conquistaram grandes e importantes resultados em 2015, foram homenageados.

O Instituto Dom Barreto participa da OBA desde 2003 e, a cada ano, vem obtendo um número cada vez maior de participantes, além de um crescimento efetivo de medalhas conquistadas pelos nossos brilhantes. A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, pela astronáutica e ciências afins e promover a difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa.

Para o professor Rawlinson Ibiapina, a Olimpíada de Astronomia é a mais democrática das olimpíadas científicas. “Foram quase 900.000 alunos participando desta edição em todo o Brasil. Portanto, poder prestigiar nossos alunos com o recebimento de 59 medalhas é motivo de muito orgulho para toda a comunidade dombarretana. Tenho certeza de que os alunos que conseguiram medalhas farão um esforço ainda maior para continuarem brilhando e encarando  novos desafios. Além disso, a participação nessas competições fará a diferença em suas formações acadêmicas, o que os tornará alunos ainda mais independentes e diferenciados”, explica.

Em seu discurso durante a cerimônia, a diretora geral, Stela Rangel, agradeceu aos professores, pais e alunos, por toda dedicação e empenho dedicados ao ensino e aprendizagem. “Com muito orgulho, parabenizamos os nossos brilhantes amanhãs, que são os vitoriosos de hoje. Quero lembrar que as Olimpíadas não constituem uma disputa, mas uma oportunidade a mais que os alunos tiveram para testar e desenvolver os  conhecimentos de física que vêm adquirindo no IDB e, sem dúvidas, esses ensinamentos contribuirão como subsídio para o enfrentamento de outros desafios e de outras vitórias”, finaliza.

Os alunos premiados com as medalhas da OBA foram divididos por níveis, conforme o ano escolar que está cursando, sendo o nível 1, os alunos do 1º ao 3º ano Ensino do Fundamental; nível 3, os  alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; e o nível 4, alunos do Ensino Médio. Ao todo, 533 alunos participaram dessa edição da OBA.

Alunos Homenageados

Os alunos Felipe Vieira Coimbra, João Cortez Martins e Alícia Fortes foram destaque neste ano de 2015 e receberam homenagem especial no dia da premiação.

Felipe Vieira Coimbra conquistou medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Física na Índia. O aluno foi selecionado entre 200 mil alunos inscritos nas seletivas, até chegar ao nível mundial.

O Brilhante Amanhã, João Martins Cortez Filho foi medalha de Prata na XXª Olimpíada Ibero-Americana de Química, que aconteceu em  setembro, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). João Cortez era o único representante do estado no evento, que reuniu alunos do Ensino Médio de 15 países.

Já Alícia Fortes, aluna da 2ª Série do Ensino Médio, teve artigo publicado na Revista Científica Mathephys. A estudante transformou seu trabalho apresentado na fase nacional da International Young Physicists’ Tournament, ( Torneio Internacional de Jovens Físicos ) ‘IYPT, sobre “Variação da orientação e da fração de empacotamento aleatório de materiais não-esféricos diante de parâmetros relevantes” em um artigo científico, e o submeteu para a publicação na Revista Científica Mathephys.

Confira a lista completa dos ganhadores abaixo:

NIVEL 1

Medalhas de Bronze:

– WESLEY DANIEL GUIMARÃES BATISTA FILHO

– MATHEUS VILARINHO DA ROCHA LOPES

– ELOÁ DANTAS CASTELO BRANCO

– EDSON PEREIRA DE SÁ FILHO

– DANIEL FRANCISCO BALDOINO NUNES BRITO

Medalha de Prata:

JULIA PIRES FURTADO

MEDALHA DE OURO

LIZETE MUNIZ SOUSA

LARISSA NERY MARTINS

NIVEL 3

Medalhas de Bronze:

MARIA EDUARDA ALEXANDRINO DE LIMA*

MARIA LUIZA FERRO GOMES VIANA*

PEDRO OSÓRIO BRINGEL FELICISSIMO DE CASTRO LIMA

PEDRO HENRIQUE SOARES DE SAMPAIO

JOÃO PEDRO VIEIRA MEIRELES

RAFAEL ARMANDO COUTINHO AGUIAR

LETÍCIA MARIA LEAL BARROS

MARIA JÚLIA OLIVEIRA DE MOURA

JOSÉ VICTOR ALVES EVANGELISTA MELO

Medalha de Prata:

JOÃO PEDRO MOURA DINIZ ARAÚJO

ANA PAULA CLAUDINO MELO

Medalha de Ouro:

YASMINE MARIA LEAL BARROS*

FRANCISCO GABRIEL THOMAZ BASTOS

 

NIVEL 4 

Medalhas de Bronze:

LEVI BARROS NOBREGA

RENAN FRANCISCO COSTA BRITO

MARIA EDUARDA SANTOS ALBUQUERQUE

MACCOLE MATSHO OLIVEIRA DO VALE

EDINALDO BARBOSA DA COSTA FILHO

LAURA SOUSA COELHO DE SÁ

RODRIGO VERAS LOPES

JOSÉ ED MOURA DE MIRANDA

JOÃO VITOR CARVALHO FERREIRA

GABRIELA LEAL BEZERRA

GABRIEL HERMANO COUTINHO AGUIAR

ERLAN CLAYTON X. CAVALCANTE

Medalha de Prata:

RAFAEL RODRIGUES VIEIRA DOS SANTOS

MATHEUS SANTOS DE CARVALHO

ANTONIO VINICIUS SALES M. S. CRISANTO

FRANCISCO ANDERSON SILVA MOURA

JOÃO PEDRO RAMOS MILHOME

JOÃO GUILHERME LOPES QUEIROZ

FELIPE REYEL FEITOSA DE SOUSA

FELIPE ADENILDO SOARES SOUSA

ARTHUR AUGUSTO SIQUEIRA CARVALHO

ALEXANDRE LIMA PEREIRA

TIBÉRIO CÉSAR MENESES DE OLIVEIRA

MARIANA MOURA DINIZ ARAÚJO

JOÃO MARTINS CORTEZ

FÁBIO ARCOVERDE COUTINHO DE MENESES

DILSON FRANCISCO B. JÚNIOR

Medalha de Ouro:

VICTÓRIA MOREIRA REIS COGO

SAMUEL THOMAZ BASTOS

OCIMAR MOTA DOS SANTOS FILHO

HUMBERTO BORGES PEREIRA FILHO

ANA CAROLINA CASTRO ROSAL

ANA BEATRIZ RABELO EVANGELISTA

JOSÉ SEPULVEDA ALMEIDA JUNIOR

FELIPE VIEIRA COIMBRA

BRUNA MAIA BARBOSA

REGINALDO R. SANTOS FILHO

LARISSA LUCIANO AMORIM

Paz e Bem!