Alunos participam do projeto de Ciências “Descobertas Científicas”

O projeto “Descobertas Científicas”, da disciplina de Ciências do 3º Ano do Ensino Fundamental, envolveu todos os alunos no universo da pesquisa. O projeto aconteceu em várias etapas: pesquisa individual, pesquisa coletiva em sala, votação dos cientistas e votação do colega para representar o cientista, e foi finalizado com a palestra da brilhante Alícia Fortes, no último sábado.

Alícia Fortes empolgou todos os alunos que desejam ser grandes cientistas. Ela transformou seu trabalho apresentado na fase nacional da International Young Physicists’ Tournament, IYPT, sobre “Variação da orientação e da fração de empacotamento aleatório de materiais não-esféricos diante de parâmetros relevantes” em um artigo científico e o submeteu para a publicação na Revista Científica Mathephys.

De acordo com uma das professoras de Ciências do IDB, Maria Lícia, durante o projeto,  os alunos se dedicaram e aprenderem muito sobre os cientistas que escolheram. “Os alunos pesquisaram sobre os cientistas, assim como as descobertas e invenções de cada um e estudaram sobre o método científico, observando qual o método que se deve seguir. Logo após essa primeira etapa, houve uma votação de quais cientistas eles escolheriam. Em sala, cada turma escolhia um cientista para estudar a e um colega para representar esse cientista”, explica.

Os cientistas escolhidos pelas turmas foram: Marie Curie, Albert Ainstein, Thomas Edison e Alexander Fleming.

Confira algumas fotos das apresentações dos nossos brilhantes durante o projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *