Dia da Amazônia – 5 de setembro

Hoje, 5 de setembro, é comemorado o Dia da Amazônia, a maior reserva natural do planeta e uma das grandes riquezas da humanidade. A Amazônia é também a mais extensa floresta tropical do mundo e lidera o planeta em número de espécies da biodiversidade.

Com 7 milhões de quilômetros quadrados, sendo 5,5 milhões de florestas, o bioma é fundamental para o equilíbrio ambiental e climático do planeta e para a conservação dos recursos hídricos.

Sessenta por cento da floresta está em território brasileiro. Na Amazônia Brasileira, existem 314 unidades de conservação, entre federais, estaduais e algumas municipais, que representam mais de um milhão de quilômetros quadrados protegidos.

Sobre a data

Esta data foi criada com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta. A data escolhida faz referência ao dia 5 de setembro de 1850, quando o Príncipe D. Pedro II decretou a criação da Província do Amazonas (atual Estado do Amazonas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *