Dia do Médico Veterinário – 9 de Setembro

14322219_1082096391856051_8524156906065176991_nNo dia 9 de setembro, comemora-se no Brasil o Dia do Médico Veterinário. Este profissional atua na medicina animal e na saúde pública. Foi nesse dia, no ano de 1933, por meio do Decreto nº 23.133, que o então presidente Getúlio Vargas criou a normatização para a atuação do médico veterinário e para o ensino da profissão no país.

O médico veterinário dá assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres, além de cuidar da saúde, da alimentação e da reprodução de rebanhos. Outra de suas funções, complementando sua atenção na saúde animal e na saúde pública, é inspecionar a produção de alimentos de origem animal. Neste caso, o médico veterinário verifica o cumprimento das normas de higiene nas indústrias, a fim de evitar a transmissão de doenças para o ser humano. Na indústria alimentícia, ele controla as tecnologias de produção.

De acordo com o veterinário, Selmar Moreira, a profissão, como todas as outras, tem seus desafios.

“Estamos passando por uma crise no Brasil, e na nossa profissão não é diferente, a frequência dos atendimentos tem diminuído, tanto na área de atendimento clínico como na área de higiene e estética animal, que funciona, no meu caso, juntos. Mas já estamos melhorando, com criatividade, estamos conseguindo nos recuperar dessa fase”, disse.

O veterinário Selmar Moreira, acrescenta ainda que para escolher a medicina veterinária é necessário ter muita dedicação.

“Para ser médico veterinário, você precisa de muita preparação, porque é um curso muito difícil de ser feito no momento da graduação, até mesmo, porque você tem que estudar várias espécies de animais, e para isso é necessário ter muita dedicação, afinidade com a área, além do dom. A veterinária é muito abrangente. Hoje, a gente trabalha em várias áreas do conhecimento, não apenas com os animais diretamente, mas também com a saúde pública, inspeção de alimentos, com produção de alimentos, pesquisa, etc.”