Alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental assistem palestra sobre Solos

dsc02272-edOs alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental assistiram, nesta sexta-feira, no Convívio Cultural, à palestra sobre “Solos”, ministrada pelo engenheiro agrônomo da UFPI e mestre em Agricultura, Sávio Braga Castelo Branco.

A palestra teve como objetivo mostrar aos alunos que o solo é vida e que está o tempo todo em transformação. O engenheiro falou aos alunos sobre a origem deste material inconsolidado que cobre a superfície terrestre emersa, suas características, deu ênfase também aos cuidados que devemos ter com ele e o que deve ser feito para mantê-lo sempre conservado.

O agrônomo Sávio Braga veio à Escola para ministrar a convite do seu neto, o aluno do 3º Ano do Ensino Fundamental, José Meton, e afirmou que fez questão de falar aos alunos da série, pois que as atitudes de cada um, em relação ao solo, é questão da consciência. “A preservação tem que começar na base. Depois de adulto não se educa mais”.

Os alunos estudaram sobre o tema neste último mês, na disciplina de Ciências, onde conheceram os tipos de solos. Durante o estudo, os dombarretanos realizaram experiências no laboratório sobre impermeabilidade, tipos de solo, observação com lupa e todas essas experiências culminaram na conclusão de que nossa terra é formada por diversos tipos de solo.

A professora da disciplina de Ciências, Maria Lícia Araújo, defendeu a visão do palestrante. “O solo tem vida. Não é morto. O solo tem toda uma transformação com os elementos que estão ali, macroscópicos e microscópicos”, disse.

Paz e Bem!