Instituto Dom Barreto implanta Sistema Bilíngue 

Hoje, o estudo de uma segunda língua é parte essencial de nossa educação. Ao conhecer outro idioma conhecemos também outras culturas, outros valores e aprendemos, assim, a valorizar nossa própria identidade e a respeitar o outro e nossas diferenças. A língua inglesa e o desenvolvimento de novas tecnologias exercem um papel fundamental no processo de mudanças econômicas, políticas, sociais e culturais que o mundo vive atualmente. Nesta era de globalização, o conhecimento do inglês tornou-se essencial como instrumento de comunicação e aproximação entre povos e culturas.

Após vários anos experimentando e verificando qual seria a maneira mais adequada de apresentar esse novo mundo de conhecimentos aos alunos, em 2014, o Instituto Dom Barreto decidiu implantar o ensino da língua inglesa através da imersão na Educação Infantil. Para isso, segundo a Coordenadora de Línguas Estrangeiras, Denise Amável, buscou-se criar um ambiente favorável na escola à exposição deste outro idioma.

“A língua inglesa passou a fazer parte da rotina diária das crianças por meio de atividades lúdicas e divertidas, mas ao mesmo tempo desafiadoras. A proposta encantou e conseguiu envolver não só as crianças, mas toda a comunidade escolar. Os pais, cuja participação é fundamental nesse processo; a direção da escola, que não mede esforços para oferecer o que há de melhor aos alunos e colaboradores; os professores, tanto os de língua inglesa como os das demais áreas; os responsáveis pela tecnologia, que estão sempre buscando conosco as melhores soluções; e os demais funcionários da escola”, diz a coordenadora, acrescentando que a partir desses resultados positivos decidiram dar continuidade ao processo.

Quanto à aquisição da segunda língua, Denise ressalta que esta deve acontecer da forma mais natural possível. “A criança precisa estar inserida em um ambiente onde ela possa vivenciar essa nova experiência, mediante a observação, imitação e associação. Devido a sua grande capacidade criativa, os pequenos aprendem indiretamente, ou seja, através de situações nas quais se sentem envolvidos com o uso da língua percebendo sua significação e não através de citações diretas do que deve ser aprendido”.

Neste ano, as crianças da Educação Infantil e as do 1º ano do Ensino Fundamental possuem uma aula de inglês todos os dias, onde são expostas a vídeos autênticos, músicas, jogos, atividades lúdicas e eventos culturais, para que elas percebam o significado da língua inglesa no seu dia a dia. Todas as séries da Educação Infantil e as primeiras séries do Ensino Fundamental I também estão inseridas no mundo digital, através de atividades nos Ipads, aplicativos e jogos virtuais. Além disso, elas contam com três aulas semanais e também participam de atividades e eventos culturais, como peças teatrais e feiras culturais.

Já no Ensino Fundamental II, os alunos possuem, semanalmente, uma aula em sala e outra no laboratório, onde dois professores trabalham juntos, possibilitando maior exposição à língua inglesa e permitindo assim que cada aluno tenha maior oportunidade de praticar e vivenciar o inglês em situações concretas. No Ensino Médio, dois professores se revezam para oferecer, além da leitura e interpretação de textos de fontes e gêneros diversos, aulas que possibilitem o desenvolvimento e a prática da comunicação.

“Entre outras atividades culturais, temos o processo de imersão no qual, junto com os alunos, idealizamos e construímos uma cidade bilíngue, The Knowledge Village. Durante o evento, todos os alunos (da Educação Infantil ao Ensino Médio) e toda a comunidade Dom Barretana têm a oportunidade de experimentar o que é viver, trabalhar, viajar e passear em uma cidade que fale a língua inglesa”, acrescenta a coordenadora. Ela afirma ainda que desta maneira, acredita-se que é proporcionado aos alunos não só a aquisição de uma segunda língua, mas também uma contribuição para a formação de cidadãos capazes de viver em harmonia, conhecendo e respeitando diferentes culturas e povos.

 Desejamos a todos Paz e Bem!