Abertura dos Jogos Cooperativos acontece neste sábado

Os Jogos Cooperativos 2016 começam neste sábado, dia 1° de outubro, e seguem até o dia 4 de novembro (sexta-feira). O objetivo do evento é promover intercâmbio social e desportivo entre os alunos, além de ensinar às crianças a cooperar através do esporte. A abertura será às 9h, no Barretinho, e contará com atrações protagonizadas pelos alunos, que vão desde apresentações musicais a coreografias.

Os Jogos Cooperativos, que envolvem os alunos do 2º ao 5º Anos do Ensino Fundamental, já são uma tradição do IDB e ensinam aos alunos valores preciosos de cooperação e de ajudar ao próximo, não só nas competições esportivas, mas em qualquer ambiente da sociedade.

A coordenadora da disciplina de Educação Física, Alda Dantas, ressaltou que são muitas as lições  através dos jogos, e cooperar é uma delas.

“Na disciplina de Educação Física durante, o ano inteiro, os professores fornecem conteúdos de esportes para as crianças, e, dentro disso, a gente inclui conexões sobre a importância da vida, dos valores que envolvem o esporte, que vão desde a concepção da bola e da percepção potencial individual até a ligação com o outro. Os alunos precisam entender que o outro existe e que tem potenciais como os deles, ou até diferentes dos deles. E nós fazemos essa análise com o desenvolvimento dos jogos, pois a partir deles os alunos interagem, usam suas potencialidades e percebem onde precisam melhor e quais valores precisam manter”, explica.

Além disso, a coordenadora ainda explica o que as crianças aprendem nos Jogos Cooperativos. “Os Jogos Cooperativos nos trazem um duplo aprendizado, desde a área da cultura corporal, que é onde a Educação Física se encaixa diretamente, até a socialização, com a  interação, com os valores de respeito, com a solidariedade, todos esses sentimentos que estão presentes nas competições.”

Os alunos irão competir de acordo com seus turnos em diversas modalidades, tais como: atletismo, queimada, futsal, judô, bambolê, xadrez, handebol, show ball e corrida.