Começou a Semana da Criança IDB 2016

“Deve ter alamedas verdes a cidade dos meus amores.

E, quem dera, os moradores

e o prefeito e os varredores

as senhoras e os senhores

e os guardas e os inspetores fossem somente criança.”

A Cidade Ideal. Enriquez, Bardotti e Chico Buarque. (Adaptado)

A partir de hoje, o IDB se transforma na Cidade dos Sonhos. Então, bem-vindos a ela! Aqui é lugar de sonhar, fazer de conta, viver feliz e brincar. Brincar é um soro silencioso, gotejante, invisível, percorre por dentro, ensina por via venal os modos de aprender o sumo do mundo. Brincar, uma janela de experiências. Pensando nisso, o Instituto Dom Barreto irá trabalhar com o intuito de aliar educação, cultura, literatura e imaginação do tema “Caramba carambola, vamos brincar na escola?”, na Semana da Criança 2016.

“Brincar” é a proposta que será trabalhada neste projeto da Educação Infantil para a Semana da Criança, que se inicia hoje, 10 de outubro, e dá continuidade ao tema da Gincana IDB 2016. Com esta proposta, a Escola busca reafirmar a tradição pedagógica que orienta nossas práticas cotidianas, nas quais brincar é a melhor forma de aprender. Ao mesmo tempo, incorporarmos toda uma tradição de brincantes, de Rubens Alves a Antônio Nóbrega, a fim de promover um espaço e um tempo mágicos, especiais, para que crianças e adultos, pais e filhos, possam, mais uma vez, experimentar a alegria de ver esta Escola ser reinventada, brincada e cantada por e para as crianças.

Para a coordenadora do Ensino Infantil do IDB, professora Bernadete Rangel, a proposta da Semana da Criança deste ano está relacionada à essência do tema, o brincar por si mesmo, sem nenhuma finalidade pedagógica.

“A ideia é brincar por brincar, como forma de identidade, de necessidade, como forma de direito da criança. O brincar na escola é uma outra faceta. A partir do momento passa a ser obrigatório, já tira o caráter do verdadeiro brincar. E essa semana é brincar por brincar. Brincar porque é uma manifestação natural de todo ser humano, de todas as culturas. Por isso que é natural do ser humano, porque em todas as culturas o brincar se manifesta”, explica a professora.

Durante todos esses dias, os alunos terão a chance de mergulhar no mundo das brincadeiras, dos brincar e dos brincantes,  e perceber que a magia que mora dentro deles pode também morar dentro de cada criança, basta deixar a imaginação fluir e sentir a magia do “Era uma vez”.

A brincadeira não recebe uma conceituação específica. Entendida como ação assimiladora, aparece como forma de expressão da conduta, dotada de características espontânea e prazerosa, no qual constrói conhecimentos. O brincar representa uma fase no desenvolvimento da inteligência, marcada pelo domínio da assimilação sobre a acomodação, tendo como função consolidar a experiência passada.

A Semana da Criança é um momento essencial para continuar ouvindo crianças, valorizar suas vozes, gestos, saberes, fazeres e sua linguagem mais genuína – o brincar – e, assim, construir memórias de infância. O evento faz parte do calendário de eventos da Escola e é uma comemoração ao Dia da Criança, que será celebrado na próxima quarta-feira, 12 de outubro. Mas, como toda criança tem o direito de brincar e ser feliz, essa comemoração não se resume a apenas um dia e sim a uma semana inteirinha!

A magia e o brincar moram dentro de cada um de nós, dentro das nossas crianças e de todos que estão presentes nessa cidade.  Vamos aproveitar e nos divertir! A Semana da Criança está só começando!

Paz e Bem!