Sistema UNO Educacional promove oficinas e palestras no IDB

No último sábado (10) aconteceu no IDB Centro o Encontro do Sistema UNO Educacional com mais de 130 educadores de Teresina. O evento teve como objetivo discutir Letramento e Educação Bilíngue no Ensino Infantil. Pela manhã, Selma Brito, diretora de Inteligência em Rede do Uno, fez a abertura ao evento. Em seguida, Darcilia Simões (professora Doutora UERJ) e Rita Ladeia (professora Mestra e doutoranda UNICAMP) abordaram o tema do evento. No mesmo dia, foram realizadas quatro oficinas com os educadores. Além disso, a programação também contou com uma mesa redonda, da qual especialistas do Sistema UNO e diretoria das escolas participantes participaram.

De acordo com a diretora de Inteligência em Rede do Uno, Selma Brito, a proposta do evento foi abordar especificamente a educação infantil. “Este evento específico teve como proposta discutir a infância, porque não se pode falar sobre Ensino Infantil sem considerar a infância. O conceito de infância mudou com o tempo. A criança de uma educação de décadas anteriore para a escola para aprender. Ela só aprendia e tinha que obedecer e absorver o que a instituição de ensino dizia. De lá para cá, as crianças assumiram um papel dentro da sociedade que fez com que as escolas repensassem esse olhar sobre a infância”, argumentou Selma.

A professora Doutora da UERJ, Darcilia Simões, palestrou sobre Letramento.
A professora Doutora da UERJ, Darcilia Simões, palestrou sobre Letramento.

Ainda segundo a diretora, as oficinas promovidas no dia foram ministradas pelos coachings da Rede. “Temos um trabalho nas escolas que é de facilitar a aprendizagem dos professores sobre esses conceitos”, disse. “Esse trabalho é de oficinas, porque foi um pedido da comunidade de Teresina. Mas depois desse evento de aprofundamento, a nossa proposta é promover outro de socialização de prática”, ressaltou.

A coordenadora do curso de Inglês do IDB, Denise Amável, declarou que o Encontro foi muito importante para todos os educadores presentes. “Porque a busca do conhecimento é sempre fundamental para alunos e professores. Além disso, as palestrantes foram excelentes e as oficinas também, ou seja, tudo que a gente faz para crescer é sempre muito interessante”, acrescentou.

15385435_1172406606158362_590544222351621956_o
Mais de 130 educadores participaram do evento.

O Encontro realizado no Instituto contou com as seguintes oficinas: Psicogênese da Escrita – Luciana Gama; Trabalho por Projeto – Cláudia Camargo; Thinking Routines– Dennis Ribeiro e Psicomotricidade e Infância – Thais Viol.

Convém acrescentar que o Sistema UNO Educacional atua em 450 escolas do país. O Sistema trabalha com valores, conceitos e projetos digitais que fazem a diferença na vida de milhares de crianças e adolescentes.

 

Parceria

 

O Instituto Dom Barreto iniciou em 2014 uma parceria com o Sistema UNO Educacional para o ensino de língua inglesa para os alunos da Educação Infantil (Maternal I e II e Infantil I e II).

A fim de otimizar o processo de aprendizagem, são geradas pelo sistema UNO informações de usuário e senha, que são disponibilizadas para que os alunos tenham acesso à Plataforma UNO (www.sistemauno.com). Através da plataforma é possível acessar a“tracks” de áudio, vídeos e games trabalhados em sala de aula, que são postados de acordo com o planejamento e a necessidade dos alunos.

 

Paz e Bem!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *