Campanha da Fraternidade 2017

 

 

O tema da Campanha da Fraternidade 2017 é “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema é “ Cultivar e guardar a criação”, os quais foram definidos previamente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O Planeta é nossa “casa comum” e o povo de Deus no Brasil é convidado a olhar para as particularidades do nosso ecossistema, acolhê-lo como um dom e cuidar como parte de algo muito maior.

O objetivo da Campanha da Fraternidade de 2017, de acordo com o Texto base, é: “Cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho”.

Bioma é o conjunto de seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação tem bastante similaridade e continuidade, com um clima uniforme e uma história comum na sua formação. A edição desse ano busca principalmente valorizar cada bioma brasileiro (Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e Pantanal), criando um respeito entre a vida dos seres que fazem parte desses biomas e a cultura dos povos que neles habitam.

Professor de Religião Valdo Soares

Para os alunos do Instituto Dom Barreto, o tema da Campanha será trabalhado durante todo o ano,  com a utilização de cartazes, apresentação do hino da Campanha e vídeos. O professor de religião, Valdo Soares, que coordena as turmas do 2º, 3º e 4º Anos do Ensino Fundamental, avalia como positiva a iniciativa da Igreja Católica. “Esse tema é voltado para a problemática da sociedade. A Igreja se preocupa em criar uma consciência de preservação, pois assume, dessa forma, a responsabilidade de promover debates e tomadas de consciência.”

O Professor Nilson Castro, Diácono do Instituto Dom Barreto, explica sobre os projetos da Escola voltados para essa Campanha: “A Campanha da Fraternidade desse ano é a continuidade do que foi trabalhado na Campanha do ano passado. Assim como no anos anteriores o tema atual busca ser ecumênico e trabalha a realidade que a natureza nos proporciona. Os alunos do 2ª ao 8º Ano do Ensino Fundamental serão trabalhados com a discussão da Campanha em sala de aula, já os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental e 1º Série do Ensino Médio serão orientados durante a aula de Crisma.

A Arquidiocese de Teresina irá organizar a apresentação da Campanha para toda a comunidade, a qual será realizada no Parque da Cidadania neste sábado (4), às 17h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *