O poder da “Palavra Mágica”

Qual o poder das palavras em nossas vidas? Buscando respostas para tal questionamento, as professoras da disciplina de Língua Portuguesa do 7º Ano do Ensino Fundamental, em parceria com a Equipe de Psicologia do IDB, realizaram com os alunos, nesta quinta-feira, 30 de março, uma atividade de reflexão bastante envolvente sobre o significado das palavras na vida de cada pessoa.
A ação foi inspirada no livro “A Palavra Mágica”, de Moacyr Scliar, que está sendo trabalhado na disciplina. O livro conta a história singela de um reencontro afetivo entre um neto e seu avô que é entremeada pela busca de uma senha perdida. Uma Palavra Mágica que desencadeava o ganho da fortuna.


O livro defende a mensagem de que as palavras são senhas para nossa entrada no mundo das significações, para mergulharmos dentro de nós mesmos e para nos relacionarmos com os outros, dando ocasião à magia do encontro. Mas, se não tentarmos decifrar os enigmas da própria vida, poderemos permanecer à margem dela. Por isso, cada pessoa tem que descobrir sua palavra mágica.
Baseada nesta mensagem, as professoras Tatiana Resende e Lafity Alves propuseram uma atividade com o intuito de despertar uma reflexão sobre as palavras e tocar os alunos, causando-lhes emoção. Os responsáveis por ministrar as apresentações foram os psicólogos Maurício Carvalho, que preparou e organizou o projeto, e Jéssica de Castro. “Essa reflexão desperta nos alunos lembranças de tudo na vida”, pontuou Jéssica de Castro.


Para a professora de Língua Portuguesa, Lafity Alves, a dinâmica foi positiva e envolveu os alunos de tal forma que cada um se sentiu confortável em compartilhar suas emoções. “A expectativa foi superada porque não esperávamos, nem nós professores, nem a Equipe de Psicologia, que as crianças, durante o momento de discussão em sala de aula, falassem das suas tristezas e dos seus momentos de alegria. A forma como cada aluno tratou o colega durante a atividade foi de emocionar, pois era uma forma muito carinhosa, respeitosa e calorosa. Foi extremamente positivo. Botamos para fora nossos sentimentos”, comentou Lafity.
Uma atividade para refletir e emocionar.

Um comentário em “O poder da “Palavra Mágica”

  • 31 de Março de 2017 em 12:38 AM
    Permalink

    Adorei este livro.Parabéns a equipe do IDB pelo forma sensível e amorosa em trabalhar este tema.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *