Alícia Fortes Machado é homenageada pela Sociedade Brasileira de Física

Alícia Fortes Machado, antiga aluna do Instituto Dom Barreto, foi homenageada no último sábado, 1º de abril, pela Sociedade Brasileira de Física, por ser uma das três mulheres, dentre todas que disputaram a Olimpíada Brasileira Física em 2016, agraciada com a medalha de Ouro na competição.

A antiga aluna, que atualmente cursa Engenharia de Computação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), recebeu a homenagem na Universidade de São Paulo em conjunto com as duas também medalhistas de Ouro da OBF, Giovana Girotto e Julia Barbati, e mais uma jovem medalhista de Ouro pela Olimpíada Ibero-Americano de Física, Marina Ansaneli.

As quatro jovens receberam um anel de prata, trabalhado com detalhes na peça que representa as Cadeias de Carbono, como forma de destacar a importância do conjunto de átomos na ciência atualmente. Alícia subiu ao palco, falou sobre seu Estado, seus estudos, projetos e, por fim, recebeu o anel.

“Senti-me bastante feliz com a homenagem! Espero que as outras meninas se sintam inspiradas por nós, pois meu desejo é que elas se esforcem para darem o melhor nas próximas Olimpíadas. Mesmo sendo muito importante, ainda é muito pequena a participação das mulheres nas olimpíadas brasileiras”, explicou a jovem brilhante.  

Alícia destacou ainda o quão foi fundamental a sua participação nas competições olímpicas e como isso lhe trouxe bons resultados.  “Foi através dos estudos que consegui resultados em olímpiadas e, sinceramente, elas foram extremamente importantes para mim, tanto para alcançar esses resultados, como para expandir horizontes, ter satisfação pessoal e, claro, o estudo foi importante para alcançar a minha aprovação no curso que almejei”, concluiu.

Parabenizamos nossa brilhante pelo exímio destaque e por tamanha excelência em seus resultados!