Alunos do Infantil I conhecem o maravilhoso mundo das ilustrações e da literatura infantil

Essa semana, os alunos do Infantil I estão ampliando seus conhecimentos sobre alguns autores infantis, através da contação de histórias de diversos autores, de nomeação e descrição de personagens das histórias exploradas e associação de autores às suas respectivas obras. Além da contação de histórias, os pequenos também participam da exploração e descobertas dos livros, suscitando o prazer da leitura pela leitura.

Portanto, para complementar as atividades sobre o tema gerador desta semana, a ilustradora, autora de obras infantis e professora de Artes da Universidade Federal do Piauí, Neila Rocha, veio ao Instituto Dom Barreto para um bate-papo especial com os nossos pequenos brilhantes.

Durante o encontro, Neila falou sobre o seu livro, que é adotado aqui na Escola, chamado “Os dentes de Maurício”; e explicou sobre a importância de desenvolvermos o hábito da leitura, pois traz ao ser humano inúmeros benefícios. Ela também explicou como são feitas as ilustrações dos livros infantis.

Neila Rocha contou às crianças como surgiu a inspiração para o tema do livro “Os dentes de Maurício” e alguns pontos abordados pelo paradidático. “Uma noite, meu filho Gabriel estava inquieto, provavelmente por causa de um dentinho que estava nascendo. Levantei-me e dei-lhe um remedinho para aliviar a dor e, quando voltamos para o quarto, a história de Maurício surgiu. Nos dias seguintes, a cada noite, eu acrescentava mais alguma coisa, o que me proporcionou uma sensação maravilhosa, pois comecei a criar histórias baseadas no dia a dia do meu filho”, contou.

Então, com a intenção de ajudar o seu filho Gabriel, Neila usou a imaginação criativa e lúdica e criou a história de Maurício, que ensina às crianças a importância de cuidar da saúde dos dentes.

Seu filho Gabriel, que foi a inspiração do livro abordo, é aluno do IDB. Além de Gabriel, Neila também é mãe da pequena Ana Maria, aluna do Infantil I.