Dia Nacional da Matemática é comemorado com conquistas no Instituto Dom Barreto

Foi-se o tempo que a Matemática era temida. Além de apaixonante, a Matemática é importante para todos. Um dia dedicado a ela é pouco, diante de tantos benefícios e colaboração com o desenvolvimento do mundo atual.

Instituída oficialmente pela Lei 12.835, no ano de 2013, o Dia Nacional da Matemática foi criado para homenagear Júlio César de Mello e Souza, o Malba Tahan. Nascido no Rio de Janeiro, Tahan foi um apaixonado pela Matemática e um grande influenciador pelos estudos nesse campo do conhecimento.

Formado em Matemática pela Universidade Federal do Piauí, Mestre pela Universidade Federal do Ceará e Doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, o professor Afonso Noberto da Silva, Coordenador de Matemática do Instituto Dom Barreto, é bem sincero ao afirmar que alguns assuntos matemáticos podem até não serem usados por aqueles que não seguirão pelo conhecimento de exatas, mas tornam-se importantes para o desenvolvimento mental de qualquer cidadão: “A importância da Matemática está no desenvolvimento lógico dedutivo, na organização das ideias para ganhar habilidades e na resolução de problemas no cotidiano”, afirma o professor. Afonso comemora, ainda, a intensa conquista dos dombarretanos em competições e em provas de nível nacional: “O segredo para os resultados como ENEM, ITA, IME é muito treino. Aqui, no Dom Barreto, nosso segredo começa na Educação Infantil. A Escola exige muito dos alunos, mas damos um suporte para que eles possam desenvolver as habilidades”, finalizou.

As palavras do professor comprovam-se através do recente resultado conquistados por 321 dombarretanos que participaram da Olimpíada Canguru de Matemática. Os alunos trouxeram na bagagem 71 medalhas ouro, 128 de prata e 121 de bronze.

Um envolvimento entre a especialização e o aperfeiçoamento dos professores e intenso estudo dos alunos promovem  aceitação e desenvolvimento a qualquer disciplina, não apenas a Matemática.

Pesquisadores pedagógicos defendem que a Matemática é uma disciplina com características muito próprias. Para estudar Matemática é necessário uma atitude especial, assim como para o ensino não basta conhecer, é necessário criar. Com efeito, a Matemática utiliza-se praticamente em todas as áreas: na Economia, na Informática, na Mecânica, na Análise Financeira, entre tantas outras.

Estamos convencidos que a Matemática está ajudando a mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *