IDB realiza encontro sobre a Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular

O Instituto Dom Barreto realiza nesta sexta-feira e sábado, 18 e 19 de agosto, o Encontro sobre a Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular. O encontro está sendo ministrado pela Gerente Geral da Câmera de Educação Básica da Associação Nacional de Educação Católica Brasil, Roberta Valéria Guedes de Lima, e tem como público-alvo Direção, professores e coordenadores das disciplinas da Escola.

No encontro desta sexta, Roberta Valéria, que é mestre em Gestão de Instituição de Ensinos Confessionais, falou sobre a Lei n° 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que aborda, principalmente, as questões curriculares, a fim de superar o descolamento entre componentes curriculares e o cenário contemporâneo, entre escola e vida.

Roberta comentou que a mudança decorrente da lei é um passo importante para que se inicie, na prática das escolas brasileiras, programas, projetos e ações dinâmicas, que deem conta de atender às verdadeiras necessidades dos estudantes brasileiros.

Dentre as mudanças, Roberta Valéria destacou alguns pontos, como a obrigatoriedade do ensino da Língua Inglesa, com possibilidade de oferta de outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, preferencialmente o espanhol. Ela citou também que a carga horária destinada ao cumprimento da Base Nacional Comum Curricular não poderá ser superior a mil e oitocentas horas do total da carga horária do Ensino Médio e que o currículo é voltado para a formação integral do aluno, construção do seu projeto de vida, e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais.

O encontro continuará ainda neste sábado, com mais abordagens e observações.