Alunos do IDB e da MMV são pré-selecionados para a Fase Online das Seletivas para Olimpíadas Internacionais de Astronomia 2018

Treze alunos do Instituto Dom Barreto e seis alunos da Escola Madre Maria Villac foram pré-selecionados para a Fase Online das Seletivas para Olimpíadas Internacionais de Astronomia 2018.

A fase online do processo que irá culminar com a escolha dos estudantes que vão compor as equipes brasileiras que participarão das Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2018, quais sejam, Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, em inglês) e a Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). Os melhores classificados na fase online serão convidados para as Provas Presenciais, que vão ocorrer no início do ano de 2018.

A listagem com os nomes dos pré-selecionados foi elaborada segundo um único critério: a obtenção da nota igual ou maior que 7,0 na prova da XX OBA. Todos aqueles cujos nomes constam da listagem estão convidados para participar da fase online, mas é desejável que o estudante saiba se poderá realmente participar da IOAA ou da OLAA 2018, tendo em vista os critérios de idade e de escolaridade a seguir:

  • Critérios de Idade e de Escolaridade para Participar da OLAA 2018: o estudante não poderá estar matriculado em nenhum curso de Ensino Superior em 2018 e deverá ter menos de 20 anos em 2018, logo, somente poderão participar os nascidos depois de 31/12/1998. Não importa em que ano está no Ensino Médio ou quando terminou o ensino médio.
  • Critérios de Idade e de Escolaridade para participar da IOAA 2018: o estudante deverá estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio em 2018 e deverá ter menos de 20 anos em 30 de junho de 2018, logo, somente poderão participar os nascidos depois de 1/7/1998.

 

Datas e horários do Simulado e das Provas Online

O simulado e as provas online estarão disponíveis para realização desde a 0h00min até as 23h59min, porém o estudante terá 1 hora para a realização do simulado e 2 horas para a realização de cada uma das provas online. O cronômetro do simulado ou da prova começa a contagem do tempo quando o estudante inicia a prova. Mesmo que ele saia do sistema ou da internet, o cronômetro continuará a contagem do tempo.

Confira a lista dos alunos pré-selecionados abaixo:  

Instituto Dom Barreto

Ana Paula Claudino

Catarina Luz Moura Ibiapina Barros

Eduardo de Moura Simplicio

Francisco Bruno Dias

Gabrielly dos Reis Macêdo

Igor Antunes Boson Paes

Jéssica Santos Soares

João Guilherme Lopes Queiroz

Júlio Benício Oliveira

Letícia Mendes Costa

Pedro Victor Lima Rêgo

Renan Francisco Costa Brito

Rodrigo Lanes Meneses

Escola Madre Maria Villac

Bianca Lorena Farias Mendes

João Guilherme Vaz Duarte

Kauan Vaz do Nascimento

Mauro Denis Pereira da Silva

Robert Wall Oliveira Coutinho Filho

Sidney Sol Monteiro Areias

Confira também a carta do Professor Doutor João Batista Garcia Canalle, Coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, aos estudantes com todas as instruções para a participação desta fase online, clicando abaixo.

Carta – CLIQUE AQUI