Madre Maria Villac comemora 25 anos de história e de um ensino enriquecedor

Há 25 anos, com o intuito de alavancar o desenvolvimento da comunidade do Bairro Satélite, Zona Periférica de Teresina, foi fundada a Escola Madre Maria Villac, resultado da garra e confiança do Professor Marcílio Rangel e da Irmã Missionária de Jesus Crucificado, Casilda Ribeiro.

Em 1992, tendo às mãos o resultado de uma pesquisa sócio-educacional, Professor Marcílio, juntamente com as irmãs, se sensibilizaram com o desencanto dos jovens em relação ao Ensino Público da época.

A Escola Madre Maria Villac é uma instituição educacional mantida pelo Instituto Dom Barreto. Começou a funcionar com duas turmas de reforço: uma multisseriada, para crianças de 1ª a 4ª séries, e a outra para alunos de 5ª a 8ª séries – que recebiam aulas de Língua Portuguesa e Matemática. Hoje, atende a todos níveis de ensino e tornou-se referência na educação teresinense. Atualmente, os resultados são crescentes e mostram o quão a Escola tem feito seu referido papel à comunidade Satélite e às demais da nossa capital.

Na última sexta-feira, 10 de novembro, a Escola comemorou seu aniversário de uma maneira especial e envolvente, com a participação direta de todos os alunos, professores e funcionários da Instituição, além de uma programação dedicada aos presentes. A diretora da Escola, Camila Rangel, emociona-se ao descrever o crescimento da Instituição de Ensino durante seu percurso de existência.

“O Villac, ao longo desses 25 anos, se transformou muito e transformou muitas vidas. Quando a Escola diz sim para um aluno, ela diz sim para toda a família, para a comunidade e para a vida. Educação boa é a que transforma. Viva a Escola, viva a mudança, viva muitos e muitos anos!”, afirmou Camila.

As comemorações iniciaram no final da tarde com celebração ecumênica, proferida pela professora de Ensino Religioso da casa, Marenilde. Em seguida, os alunos do 3º e 4º Anos do Ensino Fundamental realizaram uma belíssima apresentação de flauta e voz.  

Todos os alunos que foram classificados e premiados com medalhas de Ouro, Prata e Bronze, nas Olimpíadas realizadas neste ano de 2017, receberam as premiações diante de toda a comunidade. Emoção não faltou neste momento! E, após as  premiações das Olimpíadas, foi divulgado o resultado da Feira do Conhecimento 2017. Alegria não faltou!

Gargalhadas, emoções e muito encanto estiveram presentes também nas apresentações de Teatro realizadas pelos alunos sob comando dos professores das disciplinas de Filosofia e de Língua Portuguesa. Finalizando a noite, foi exibido aos presentes um documentário. Todos que fazem parte da história do Villac puderam acompanhar de perto um documentário preparado exclusivamente para esta data sobre a história e sobre os aprendizados conquistados aos longos os 25 anos de vida, que foi filmado durante a realização da Feira do Conhecimento deste ano.

Criar uma escola de qualidade é sonho de todo professor-educador, mas, fazê-la acontecer e vivenciá-la numa comunidade carente é um desafio somente para aqueles comprometidos com uma sociedade consciente, solidária e fraterna. Assim fez o nosso saudoso Professor Marcílio juntamente com as Irmãs Missionárias a essa história que nós assistimos com carinho e continuamos com muito amor!