Festa do Livro 2017 – “Um sopro de encantamento”

Preparem os corações, o espetáculo vai começar! Hoje, dia 27 de novembro, e amanhã, 28, será realizada a 36ª Edição da Festa do Livro, no Teresina Hall, que este ano terá como tema o musical “Um sopro de encantamento”. As encenações destas noites mágicas ficarão por conta dos alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental do Instituto Dom Barreto. Nossos brilhantes apresentarão aos pais, familiares e amigos lindas músicas, cenas envolventes e diálogos enriquecedores acerca de um mundo mágico e encantado!

Quem abrilhantará o palco do primeiro grande espetáculo serão os alunos das turmas da manhã e na terça-feira, as turmas da tarde irão mostrar que todos os dias e horas de ensaios incansáveis valeram a pena!

A Festa do Livro do Instituto Dom Barreto é uma tradicional comemoração à finalização do período de alfabetização das crianças. Nela, os alunos produzem um livro (por isso o nome da festa) em que eles são autores. Seus textos são originais e inspirados em toda a cultura letrada infantil: contos de fadas e clássicos da literatura.

Neste ano o tema escolhido para a Festa foi “Um sopro de encantamento”, inspirado na história de “Soprinho: o segredo do bosque encantado”, de Fernanda Lopes de Almeida. O enredo é sobre a história de 4 crianças que são levadas por uma criatura mágica, Soprinho, para um lugar fantástico onde encontram fadas, gênios, mágicos e um gigante. É um mundo misterioso, cheio de segredos que irão desvendando com o passar da história. “Um sopro de encantamento” traz essa fantasia da literatura atrelada à noção de preservação da natureza. As crianças cantam e dançam a vida, refletindo suas ações e o futuro do planeta, como sementes de Paz e Bem.

A professora do 1º Ano do Ensino Fundamental, Vanessa Furtado, acompanhou durante todos os dias a produção dos livros dos alunos, assim como também os dias de ensaio e preparação, e falou um pouco sobre o espetáculo.  

“É uma grande produção! É um processo que se inicia com bastante antecedência e executado pela Coordenação de Ensino Infantil, professoras do 1º Ano do Ensino Fundamental e a equipe de Educação Física. Envolve ainda outros profissionais da Escola na confecção dos livros e materiais gráficos”, comentou a professora.

Vanessa explicou ainda que as crianças participam do processo desde o início. “Produzem os textos, escolhem seus personagens e ensaiam as coreografias. Agora nos últimos ensaios, estão mais empolgadas pelo dia do evento. Sabem de seu compromisso e responsabilidade de ser um (a) autor (a) e que sua escrita vai ganhar o mundo através das páginas de um livro”, destacou.

Estamos ansiosos para ver de pertinho a magia que toma de conta dos espetáculos. Agora é aguardar a magnitude desta obra!