Dia da Oração

20150304063624

Hoje, 04 de março, é Dia Mundial da Oração. A atitude do homem de falar com Deus para agradecer pelas coisas boas de sua vida, para pedir orientação sobre seus problemas e por aquilo que almeja. O Instituto Dom Barreto, sendo uma escola que nasceu da obra da Congregação das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, compreende que  este ato é essencial na vida do cristão, por isso, mantém a oração em suas atividades.

No dia a dia, a oração é abordada principalmente no ensino religioso, voltado aos alunos do 2º ao 8º ano do Ensino Fundamental. Diariamente, ao meio-dia, cinco minutos são direcionados para uma mensagem de reflexão que é passada em todas as salas por meio do som. É o momento “Cinco minutos com Deus” que aborda uma leitura e mensagem reflexiva, encerrando sempre com o Pai-Nosso.

Fora isso, de acordo com Nilson Costa, diácono e um dos professores de religião da escola, todos os professores de religião também trabalham a palavra de Deus dentro da sala de aula, por meio de leituras bíblicas e reflexões. Nilson ainda destaca a importância da oração para as nossas vidas. “Ela é uma comunicação com Deus, importante para que possamos colocar nossas dificuldades e ensinamentos nas mãos de Jesus. Nos aproximamos do Cristo através da oração. Ele lembra que a oração é uma das três práticas quaresmais – caridade, oração, jejum -. Neste período de páscoa que estamos vivenciando, ela  se fortalece ainda mais”, acrescenta.

O IDB ainda conta com orientador Padre José de Pinho que utiliza a oração como base em todos os eventos da escola. Além disso, os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental e os da 1ª série do Ensino Médio possuem aulas de preparação para a Crisma aos sábados, com duração de dois anos.  Já a turma do 5º Ano do Ensino Fundamental tem aula de preparação para a 1ª Eucaristia também aos sábados, mas com duração de um ano.

Estas duas preparações fazem parte do projeto “Aprendendo a Amar Jesus”, coordenado pelos professores Waldo de Sousa e Nilson Costa, que homenageia os ensinamentos do nosso saudoso Professor Marcílio Flávio Rangel, como explica a professora Sandra Reis que faz parte do apoio pedagógico da escola. “Quando Marcílio era vivo, ele sempre pedia para a equipe de professores que o ensino da religião não fosse apenas um ensino intelectualizado e que a gente em sala de aula motivasse os alunos a aprenderem a rezar e a amar Jesus. Por isso, tudo no colégio é dentro desta filosofia. É uma homenagem a ele que sempre foi muito religioso e que sabia a importância da oração”, diz.

Independente da religião, a oração é a forma que Deus deu ao homem para buscar a força divina. Este ato é de fundamental importância para uma vida cristã, pois a pessoa que ora é a mais beneficiada pela força de sua própria prece. A oração é o equilíbrio da nossa vida, nos dá discernimento, sabedoria, e nos motiva a ter amor ao próximo. É o combustível cristão para viver!

Desejamos a todos Paz e Bem!