Projeto “Música Para Todos” e Coro de Câmara de Campina Grande, sob regência de Vladimir Silva, realizam concerto no IDB

A segunda-feira chuvosa ficou mais animada após a apresentação envolvente do concerto didático da Orquestra Jovem do projeto “Música Para Todos”, para os alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental, no Convívio Cultural. Além da Orquestra, os alunos conferiram, de pertinho, uma amostra da apresentação “Messias” – de G. F. Handel, do Maestro Vladimir Silva e do Coro de Câmara de Campina Grande, que será realizada amanhã, 27 de março, na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores.

Na ocasião, o novo diretor artístico e de produção do projeto “Música Para Todos”, Plínio Oliveira, falou sobre o concerto, os instrumentos usados, sobre os compositores e as músicas tocadas nesta tarde, as quais algumas delas foram “Carinhoso”, do compositor Pixinguinha, e “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso. Regendo a Orquestra Jovem estava o maestro David Emerson.

O Projeto Música Para Todos é uma oficina do saber, onde se busca construir um ser humano mais responsável com o futuro e com os espaços que ocupa na sociedade. São diversos valores positivos disseminados, como compreensão, tolerância e igualdade, através do convívio benéfico e do aprendizado da música.

Plínio Oliveira, professora Stella Rangel e Vladimir Silva.

A segunda parte da apresentação ficou sob responsabilidade do maestro Vladimir Silva e do Coro de Câmara de Campina Grande com uma pequena, porém especial, amostra de um dos oratórios mais cantados em todo o mundo, o “Messias”, de G. F. Handel. O maestro falou sobre a apresentação e, em seguida, presenteou os alunos com as belíssimas canções que farão parte do oratório.

Para finalizar, Vladimir Silva falou sobre a experiência de vir a Teresina para a apresentação. “A apresentação promoverá o intercâmbio entre músicos do Projeto Música Para Todos, IFPI, IFG, UFRN, UFPI e UFCG. Será, sem dúvidas, um marco em nossas trajetórias pessoais e profissionais, tanto pela relevância do desafio artístico-musical quanto pela mensagem do texto, que fala do Nascimento, Paixão e Redenção de Cristo, o Messias.

A passagem completa deste repertório será apresentado amanhã, às 19 horas, na Igreja de Nossa Senhora das Dores, Catedral Metropolitana.