Colégio Diocesano presenteia IDB com a obra completa do Padre Antônio Vieira

O Instituto Dom Barreto recebeu nesta terça-feira, 27 de março, a especial visita do Diretor Geral do Colégio Diocesano, Padre Vicente Zorzo, que veio presentear a Escola com a obra completa do Padre Antônio Vieira e, ao mesmo tempo, convidar a instituição para o I Congresso Internacional de Educação Infantil, que será realizado em julho.

No encontro estavam presentes a Diretora do IDB, professora Stela Rangel, a coordenadora da Educação Infantil, Bernadete Rangel, a coordenadora do Ensino Médio, Marcela Rangel, e a coordenadora da disciplina de História do IDB, Maria Socorro Rangel.

A doação faz parte da comemoração aos 112 anos do Colégio Diocesano e aos 15 anos da Educação Infantil, buscando também disseminar a história do padre que se destacou por ser um grande pregador eloquente e pelas defesas dos índios e judeus.

O Padre Vicente Zorzo, que estava acompanhado da coordenadora de Projetos Sociais, Norma Nahmias, falou sobre a importância e o valor da obra que comporta 30 volumes, abrangendo cartas, sermões, textos proféticos, e políticos, escritos sobre judeus e índios, poesias, teatro e diversos escritos inéditos que revelam um dos maiores pensadores da língua portuguesa e que constituindo-se num monumento literário que proporciona leituras estilísticas, teológicas, políticas e históricas.

“Este gesto do Diocesano e da Rede Jesuíta, de presentear as obras de Antônio Vieira, significa reforçar a importância do mundo da cultura e de construir uma cultura da parceria, da tolerância, da democracia. As instituições de ensino devem estar em sintonia e articuladas para fazer o melhor possível na construção de uma sociedade humana, justa e fraterna”, explicou o Diretor.

O padre afirmou ainda que as escolas precisam caminhar juntas para combater os novos desafios da sociedade. “O tempo de mudança hoje é muito ameaçador, porque está desacreditando e desestabilizando as instituições. Nós, na esfera pública, que fazemos parte como instituição, temos que garantir a República, a sociedade. E o que a educação tem como o grande desafio é formar para democracia, formar para a sociedade. E é por isso que as escolas têm que caminhar juntas. Talvez, o desafio das escolas hoje é descobrir as principais questões que lhe são apresentadas e, juntas, construírem as respostas adequadas”, finalizou.

O Instituto Dom Barreto agradece imensamente o carinho e a atenção do Colégio Diocesano e da Rede Jesuíta pelo presente inestimável, obras que são referência na construção da sociedade.