Poetisa piauiense e professora do IDB, Graça Vilhena, recebe homenagem no lançamento da segunda edição da Balada Literária

A Balada Literária é evento nacional realizado na capital piauiense para desfrutar de música, poesia e muita diversidade cultural. O evento é um movimento artístico que une diversas vertentes da cultura em um só lugar e leva ao público muito entretenimento.

O lançamento da segunda edição da Balada Literária foi realizada na noite desta sexta-feira, 13 de abril, no Auditório Sulica, na sede da Secretaria Estadual de Cultura (Secult). O evento prestou uma belíssima e enaltecedora homenagem a poetisa piauiense e professora de Literatura do Instituto Dom Barreto, Graça Vilhena. Os alunos da 1ª e 2ª Séries do Ensino Médio encenaram uma história baseada nas suas poesias, sob direção de Franklin Pires.

A poetisa piauiense e professora de Literatura do Instituto Dom Barreto, Graça Vilhena, será uma das homenageadas da noite. Graça Vilhena é participante da “Geração Mimeógrafo” ou “Geração 70″, escritora participante dos movimentos culturais dos anos 70 à atualidade e autora de seis obras, entre elas “O Jornaleiro de Gesso”, “Pedra de Cantaria” e “Em Todo Canto”.

A professora explicou que a paixão pela poesia surgiu quando a avó materna lhe apresentou os grandes poetas nacionais. O primeiro foi Castro Alves e, a partir daí, foi amor e envolvimento puro pela escrita. “Quando você começa a fazer poesia você não tem experiência nenhuma. Só pode ser um bom poeta quando viver ou ver outras coisas e conviver com outras pessoas. Hoje entendo a poesia como algo social”, pontuou a poetisa Graça Vilhena.

Além da professora Graça, o cantor Itamar Assumpção e a poetisa, letrista e tradutora brasileira, Alice Ruiz, também foram os homenageados nacionais. Com um show, o cantor Ricardo Tote e a Trupe cantou músicas de Itamar Assumpção. O evento contou também com performance de Chandele Kidman, Preto Kedé e o Grupo Coisa de Nêgo.

“Teremos um evento mostrando a diversidade da nossa cultura. Estamos convidando todos os artistas, intelectuais, escritores, estudantes e professores para prestigiarem esse evento”, diz Wellington Soares, um dos organizadores da Balada de Teresina.

A Balada Literária acontece há 12 anos na cidade de São Paulo e veio a Teresina, em 2017, em uma versão reduzida, devido  ao homenageado do ano ter sido o poeta piauiense Torquato Neto. Este ano, o evento será realizado nos dias 6 e 7 de novembro.