Mais de 380 dombarretanos são premiados na Olimpíada Canguru de Matemática 2018. Confira o resultado!

Os estudantes do 3º Ano ao 9º Ano do Ensino Fundamental e da 1ª, 2ª e 3ª Séries  do Ensino Médio que participaram da Olimpíada Canguru de Matemática já podem conferir o resultado da Edição 2018. Este ano, o total de competidores no Brasil todo passou de 326 mil e o Instituto Dom Barreto mais uma vez bateu seu próprio recorde conquistando 386 medalhas, 65 a mais que o ano anterior.

Na competição, 74 alunos conquistaram medalhas na categoria Ouro, 134 na Prata e 178 na Bronze, além de 181 Menções Honrosas. A mesma prova é realizada em mais de 50 países, sendo o número mundial de participantes superior a seis milhões de estudantes.


A Olimpíada Canguru possui seis níveis de provas. O primeiro é o Nível PE, para alunos do 3º e 4º Anos do Ensino Fundamental; depois, Nível E para os alunos do 5º e 6º Anos do Fundamental. Tem ainda os Níveis B e C, para os alunos 7º e 8º Anos e do 9º Ano do Ensino Fundamental, respectivamente. Já os alunos da 1ª e 2ª Séries do Ensino Médio competem pelo Nível J e os alunos da 3ª Série disputam no Nível S.

A ideia do concurso é mostrar que a Matemática pode ser interessante, útil e mesmo divertida. A Olimpíada Canguru é uma espécie de jogo. Ao contrário da Olimpíada Internacional de Matemática, estudantes de todas as idades, dos 7 aos 18 anos, podem participar do evento, em seis diferentes categorias etárias, resolvendo 24 ou 30 testes de múltipla escolha relativamente fáceis em 90 minutos (ou mais, dependendo do país participante).

Mas, talvez a diferença mais óbvia seja a de que o Canguru não é somente para os melhores estudantes de Matemática. Ao contrário, o concurso visa atrair tantos estudantes quanto for possível, com a finalidade de mostrar-lhes que a Matemática pode ser interessante, útil e  divertida.

Parabenizamos nossos brilhantes pela conquista e por estarem sempre se desafiando e alcançando seus objetivos!

Confira a lista dos premiados e dos alunos que obtiveram Honra ao Mérito AQUI.