Psicólogo Alessandro Marimpietri ministra palestra em comemoração ao Dia da Família IDB

 

Com a temática “Filhos melhores para o mundo ou um mundo melhor para os nossos filhos?”, o psicólogo, professor com doutorado em educação, Alessandro Marimpietri, ministrou a palestra em comemoração ao Dia da Família do Instituto Dom Barreto, nesta sexta-feira, 8 de junho, na Mansão Bliss Favorito.

Em virtude da grande procura, a palestra foi ministrada em dois horários: às 17h30 para os familiares da Educação Infantil, das turmas da Unidade Centro e Leste, e às 20h, para os pais dos alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental a 3ª Série do Ensino Médio.

Neste ano, proposta do Instituto Dom Barreto buscou incentivar as famílias a pensarem sobre a relação pais-filhos, impulsionando a reflexão sobre o papel da família junto às crianças nos tempos atuais.

O psicólogo defende que a escola é uma representação vivíssima de um projeto civilizador, com todas as dores e delícias de seu tempo.

Para Alessandro Marimpietri, a preocupação um tanto protecionista dos pais se fixa, muitas vezes, no desejo de que seus filhos encontrem um mundo melhor. É uma preocupação legítima. Às vezes, porém, isso os faz esquecer que, como pais educadores, é seu dever entregar ao mundo filhos melhores, isto é, filhos, cidadãos éticos, conscientes, críticos, que sejam capazes de participar de ações transformadoras da realidade em que vivem.

Os eventos da Festa da Família deste ano buscaram proporcionar mais reflexão acerca dos momentos vividos pelos pais e filhos no dia a dia, contanto com momentos de envolvimentos desde as “Vivências em Famílias”, realizadas nos sábados do mês de maio, no parque Meus filhos, até a palestra desta noite.