Alunos das turmas ITA/IME do Instituto Dom Barreto participam de palestra de abertura do ano letivo

 A última quarta-feira foi especial para os alunos do Instituto Dom Barreto que estão matriculados nas turmas de preparação para o vestibular do ITA/IME. Reunidos na sala de cinema, eles participaram de uma palestra que contou com a presença de ex-alunos do IDB e que, atualmente, são alunos do ITA/IME. No momento, puderam descobrir mais detalhes sobre o funcionamento das instituições de ensino.
 
“Nós convidamos ex-alunos do Instituto Dom Barreto que estudam no ITA e no IME e também convidamos um ex-aluno que compartilhou a experiência enquanto aluno do ITA, mas que depois decidiu fazer medicina. Então nós colocamos todos os pontos, para deixar bem claro como são os alunos, a carreira de quem é militar, de quem é civil, como que funciona lá dentro, como que é o dia a dia dos alunos. Porque quem pode melhor falar do que é o ITA é quem vive lá dentro, pois sabe como é o funcionamento, sabe os pontos fortes e os pontos fracos da Instituição”, pontua o professor Herbert Aquino sobre o evento de abertura do período letivo.  
 
Segundo o professor de Física Herbert Aquino, as turmas do Instituto Dom Barreto, matriculadas no modelo de preparação para o ITA/IME, possuem uma programação diferenciada, com mais tempo dedicado às matérias de exatas. “No 1º e 2º Anos do Ensino Médio, nosso direcionamento é voltado para as olimpíadas científicas como as Olimpíadas de Física, de Astronomia, de Química, Matemática e Robótica. Nós pensamos no que poderíamos fazer para realmente potencializar nossos alunos para que eles tenham melhores colocações, primeiramente, nessas Olimpíadas, que é o primeiro passo para o que eles almejam, para posteriormente fazerem os vestibulares da área”, conta o professor.
 
 
Sobre o ITA/IME
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade paulista de São José dos Campos. O ITA foi criado pelo Decreto no 27.695, de 16 de janeiro de 1950 e definido pela Lei nº 2.165, de 5 de janeiro de 1954, com a missão de ministrar o ensino e a educação necessários à formação de profissionais de nível superior, nas especializações de interesse do campo Aeroespacial, em geral, e do Comando da Aeronáutica, em particular; manter atividades de graduação, de pós-graduação stricto sensu, de pós-graduação lato sensu e de extensão, e promover, através da educação, do ensino e da pesquisa, o progresso das ciências e das tecnologias relacionadas com as atividades aeroespaciais.​
 
O IME é um estabelecimento de ensino do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) responsável, no âmbito do Exército Brasileiro, pelo ensino superior de Engenharia e pela pesquisa básica. Ministra cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária para militares e civis. Insere-se no Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército, cooperando com os demais órgãos, por meio da prestação de serviços e pela execução de atividades de natureza técnico-científicas. O Instituto também coopera, pelo ensino e pela pesquisa, para o desenvolvimento científico-tecnológico do País.

Fonte: http://www.ime.eb.mil.br/ e http://www.ita.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *