Primeiro lugar geral da UFPI, dombarretana Letícia Oliveira Pereira, fala sobre sua vitória e sobre os novos desafios  

Os resultados alcançados na conclusão da 3º Série do Ensino Médio são frutos de uma dedicação exclusiva ao longo dos anos, em busca do caminho que se almeja seguir.  Assim foi com a aluna do Instituto Dom Barreto, Letícia Oliveira Pereira, primeira colocada geral da Universidade Federal do Piauí e primeiro lugar no curso de Medicina.  Foram anos de estudos focados nessa aprovação.  

Letícia conquistou a tão sonhada aprovação através de muitos estudos e êxito durante todo o seu Ensino Médio. “Essa aprovação foi algo muito esperado e desejado por mim por alguns anos. Vejo agora todo meu sacrifício durante a 3ª Série sendo recompensado com a possibilidade de cursar o que sempre quis. Sinto-me orgulhosa de ser dombarretana e de ser mulher (que há muito tempo não conseguiam o primeiro lugar), e espero conseguir representar essas categorias. Daqui pra frente é tentar fazer o curso da melhor forma possível e aproveitar as oportunidades dessa nova etapa”, pontua.

Antes da Medicina tornar-se o seu principal objetivo, a dombarretana cogitou seguir a carreira de Psicóloga, já que sempre teve o desejo de trabalhar na área da saúde, lidando diretamente com pessoas. “Com o tempo fui me afastando dessa ideia. Decidi fazer Medicina, pois é um curso bem amplo, que me permite diversas opções de atuação. No momento, me interesso muito pela psiquiatria”, explicou.

A estrutura disponibilizada pelo Instituto Dom Barreto foi um dos principais incentivos para o estudo e foco da aluna: “Eu usei e abusei das estruturas do colégio, das cabines de estudo, dos monitores. Eu ia de manhã estudar e de tarde assistia às aulas. Acho que ter um local adequado pra estudar foi fundamental, eu não conseguiria ter tido o mesmo aproveitamento estudando sozinha em casa”, conta Letícia.   

Para aqueles que ainda vão fazer o Enem, Letícia dá uma dica de como organizar o tempo de estudos.  “Todo mundo sabe que não dá tempo de estudar todos os assuntos cobrados no Enem de forma adequada antes da prova. Então, é importante que você descubra qual a maneira que faz você render mais, se é estudando sozinho ou em grupos, assistindo videoaula, etc. Use isso pra fixar melhor a grande quantidade de conteúdos. Não se esqueça também de montar uma estratégia de prova que funcione bem pra você (como fazer a redação primeiro, ou o contrário) e treiná-la em todos os simulados.”

Novas etapas! Novos desafios!

Para os novos caminhos, um novo desejo. Letícia tem, em especial, um anseio pela nova etapa que surge: aprender a cuidar da saúde do próximo com carinho.  “Espero que seja um curso humanizado e que, além de permitir aprender a cuidar da saúde, ajude-nos a lidar com pessoas agindo com respeito e com gentileza”.

Ainda neste ano, além de iniciar a rotina na Universidade, a dombarretana continuará na Escola, mas dessa vez com um novo desafio no currículo, a monitoria. Há muito tempo o IDB adota a prática da monitoria, na qual alunos mais experientes atuam junto aos mais novos, como parceiros dos educadores na condução do processo de ensino-aprendizagem. Os alunos monitores se responsabilizam pela orientação do estudo de colegas, pela retomada e pelo aprofundamento de seus aprendizados.

Para Letícia, monitorar os brilhantes amanhãs será desafiador e prazeroso:  “Estou ansiosa para poder dar alguma contribuição ao colégio e aos alunos”, conclui a aluna.

O Instituto Dom Barreto parabeniza mais uma vez o trabalho, o esforço e o resultado desta brilhante aluna.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *