Dombarretanos se preparam para o Torneio Nacional de Jovens Físicos – IYPT

No próximo dia 8 de março começa o Torneio Nacional de Jovens Físicos – IYPT Brasil 2019. O IYPT Brasil é uma competição científica para estudantes do Ensino Médio. Em 2019, o Torneio Brasil será realizado em São Paulo e o Torneio Internacional ocorrerá em julho, na Polônia. O Instituto Dom Barreto foi a única escola do Piauí a classificar alunos para a competição. Serão dez dombarretanos da 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio presentes no torneio.

A competição anual dura três dias, seguindo modelo similar ao da versão internacional, inclusive com os mesmos problemas propostos pelo IOC (International Organizing Committee). Com base nos resultados desse torneio, será formada a equipe que representará o Brasil no Torneio Internacional.  Os problemas do torneio devem abranger várias áreas da Física e devem desenvolver a criatividade, a concentração, o raciocínio indutivo e dedutivo, a habilidade de construir hipóteses, a capacidade de observação, de análise de argumentos, de formulação de hipóteses, de estabelecimento de relações de causa e efeito, bem como o respeito a outras opiniões.

Os alunos da Equipe “Radiação Hawking”, da 2ª Série do Ensino Médio.

Uma mesma escola pode inscrever vários times, porém cada um deve realizar os trabalhos de modo independente em todas as fases do torneio, para que não seja configurado plágio. Como a quantidade máxima de membros por equipe é de cinco alunos, os dombarretanos dividiram-se em duas. Os alunos da 2ª Série do Ensino Médio formam a equipe chamada Radiação Hawking, com cinco membros e os alunos da 3ª Série do Ensino Médio constituem a equipe Atividade Nula, com mais cinco participantes.

Os estudantes estão sendo orientados, durante os estudos que antecedem o Torneiro, pelos professores de Física do IDB Herbert Aquino, Francisco Iago e pelo coordenador da disciplina, Rawlinson Ibiapina, que também irão acompanhá-los nos três dias de competição.

Parte da Equipe “Atividade Nula”, da 3ª Série do Ensino Médio.

Participam da equipe Radiação Hawking os alunos Matheus Barros, Gabriel Levi Damasceno, Roma Victor, Antônio Vilk e Francisco Cerqueira. Segundo o aluno Gabriel Levi Damasceno, os membros do grupo estão trabalhando direto em experimentos, pesquisas. “Temos trabalhado duro e contamos com o auxílio do professor. Além do público presente, professores do Brasil todo estarão analisando. Então, estamos bem atentos e um pouco nervosos”, explicou. 

Já na equipe Atividade Nula, os participantes são os alunos Andrey Cortez Rufino, Kamile Vitória Ferreira, Stelios Athanássios Marathaoan, Pedro Victor Melo e Robson Santos Luz Filho. O aluno Andrey Rufino compartilhou do mesmo sentimento do seu colega Levi. “Estamos nervosos, o nível é bem alto. É difícil chegar nesse nível. Mas tem sido também muito divertido. Essa é a primeira vez que participamos. Estamos fazendo experimentos no laboratório e os relatórios para as apresentações”, concluiu. 

A participação dos alunos no IYPT estimula o desenvolvimento da capacidade de liderança, de trabalhar em equipe, de dividir responsabilidades e de administrar conflitos, além do aprimoramento das habilidades de comunicação oral e escrita.