Palestra da psicóloga Joana Kaczan London sobre habilidades socioemocionais no IDB

O Instituto Dom Barreto, através do projeto Laboratório de Inteligência de Vida (LIV), convida os pais e educadores da Escola para a palestra “Como trabalhar as habilidades socioemocionais em vista ao melhor desenvolvimento humano”, que será ministrada pela psicóloga e consultora pedagógica do projeto, Joana Kaczan London. A primeira apresentação será nesta sexta-feira, 15 de março, às 18h30, no Convívio Cultural para os pais da Educação Infantil do IDB Centro. A segunda apresentação da psicóloga será no sábado, 16 de março, às 8h, também no Convívio Cultural, para os pais dos alunos da Educação Infantil ao 2º Ano do Ensino Fundamental do IDB Leste.

Joana Kaczan London é psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, é especialista em Psiquiatria e Psicanálise com criança e adolescente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e, atualmente, ministra capacitações Em Israel, concluiu a formação em Educação Não Formal no Instituto Machon Le Madrichim Latino Americano. Atuou no projeto de educação Polén e, hoje, está como psicóloga e educadora na Escola Espaço Cria e como consultora pedagógica responsável pelo material no LIV.

Esta é a terceira vez que o Laboratório realiza esse modelo de intercâmbio, enviando profissionais externos para capacitações com a comunidade dombarretana.  O Programa LIV contribui para a formação de um cidadão mais completo para os desafios do século XXI. A formação promove a reflexão, o debate, a escuta, a investigação e o questionamento, não existindo respostas “corretas” ou “esperadas”. A partir de um planejamento pedagógico estruturado, o programa LIV tem a preocupação de sempre dialogar com a linguagem e os interesses dos alunos, com um currículo desenvolvido pensando nas particularidades de cada faixa etária.

A coordenadora do setor de Psicologia do IDB, Delite Barros, ressaltou a importância da participação dos pais e dos demais profissionais educacionais da Escola para ampliar o conhecimento a respeito do tema. 

“É fundamental que todos possam comparecer a este encontro, pois irá auxiliar a compreensão dos pais sobre como funciona o programa LIV e como podem se inteirar sobre o assunto para ajudar na educação emocional dos filhos. É importante que todos nós, tanto da escola quanto da sociedade, aprendemos a desenvolver as habilidades socioemocionais para lidar com todas as situações que vivenciamos no cotidiano. Além, também, de identificar emoções e aprender a desenvolver a resolução de conflitos, essa palestra irá ajudar a desenvolver melhor os processos educativos, se tratando das relações socioemocionais”, concluiu a coordenadora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *