Antigo aluno do IDB é destaque na área de Microscopia Óptica

O piauiense José Inácio da Costa Filho, antigo aluno do IDB, formado em Física pelo Instituto de Física de São Carlos – IFSC da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos (SP), está conduzindo a pesquisa de Doutorado que pode mudar o curso da Microscopia Óptica mundial.

Com Mestrado no estudo de Lasers e agora no desenvolvimento da sua pesquisa na Universidade de Oxford, na Inglaterra, José Inácio trabalha pondo em prática um conhecimento relativamente novo. Uma teoria, descoberta em 2016, está se transformando numa aplicação prática que pode revolucionar o mundo da Microscopia Óptica. Trata-se do uso da técnica Hermite-Gaussian Microscopy. Esta técnica permite extrair mais informação da luz recebida pelo microscópio, reduzindo as perdas de visão por difração e as distorções das imagens, permitindo um provável incremento de até 3 vezes na potência de visualização de microscópios ópticos. Nos atuais microscópios só é possível usar o aumento máximo, de 2000 vezes, com o uso de óleo de imersão, exatamente para melhorar a visualização. Com a nova técnica, será possível um aumento com nitidez de 6000 vezes, melhorando em alta escala o campo de visão da microscopia.

A pesquisa, desenvolvida por José Inácio, pode representar uma total mudança de paradigma para muitos segmentos que dependem da Microscopia Óptica.

O prof. Doutor em Biologia, Francisco Soares, autor do artigo sobre a pesquisa, diz que “para quem acha que a Ciência tem limites é sempre bom lembrar que tem alguém mais sagaz investigando um meio de superar estes limites.”

Para o IDB, o brilhante José Inácio é um orgulho e alegria! #TrajetóriasBrilhantes

Paz e bem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *