Festa da Família 2019 – IDB promove momentos de diversão e reflexão sobre a instituição familiar

Como é importante cultivarmos a família, célula constitutiva da sociedade, e por que não dizer igreja doméstica? Família é de uma singularidade e de uma importância tão extrema que um decreto de lei de outubro de 1963, intitula 8 de dezembro, como sendo o Dia Nacional da Família.

No entanto, em 15 de maio comemora-se o Dia Internacional da Família. Esse dia foi definido em setembro de 1993, por ocasião da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). Desde então, nesse dia, sempre há, em todas as partes do mundo, conferências e celebrações para homenagear a instituição familiar.

A origem do dia da família está na necessidade de lembrar a sua importância para a sociedade contemporânea e trazer uma reflexão sobre o seu papel social na formação dos seres humanos.

O Instituto Dom Barreto acredita e defende que a família é o amor que plantamos em solo fértil, com raiz forte, e que cultivamos e cuidamos constantemente para que brotem belas flores e bons frutos. Não é à toa que se compara a família a uma árvore. Afinal, o que é a família senão vários galhos unidos pela mesma raiz, e sustentados pelo mesmo tronco comum, que precisa ser forte para suportar os desafios da vida.

Por acreditar e por defender esta instituição é que durante todo o mês de maio, em homenagem a esta data, estão sendo realizadas atividades voltadas para o tema “Família” nas turmas desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. O IDB vivencia, dia e noite, esse clima de união e amor como forma de gerar reflexões sobre o verdadeiro significado da família. Um belo e singelo exemplo disso são as decorações dos murais e das portas das salas de aula do Prédio Vaticano, todos adornados pelos próprios alunos em homenagem a este momento de amor.  

Imagem de um dos murais do Prédio Vaticano.

 

Envolvimento e carinho nos corredores do Prédio Vaticano.

Além das atividades executadas em salas de aula, os dombarretanos estão aproveitando momentos únicos de diversão com os pais, mães, avós e irmãos, em meio às realizações do evento “Vivências em Família”. As comemorações estão sendo realizadas durante os finais de semana no Parque Meus Filhos. No último sábado, 11 de maio, o encontro foi para os pais e alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental. E para os alunos do 2º ao 4º Anos do Ensino Fundamental, a comemoração será neste final de semana, dia 18, a partir das 9h da manhã, também no Parque Meus Filhos.

E para encerrar o mês de celebração e comemorar os 75 anos de Fundação do Instituto Dom Barreto, no dia 29 de maio, a Escola irá presentear a Família Dombarretana com o Concerto da Orquestra Sinfônica de Teresina, que apresentará uma audição especial com músicas de Roberto Carlos. O evento será no Ginásio Barretinho em duas apresentações: às 18h – para os pais de alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do IDB Centro e Leste. E às 20h – para os pais de alunos do Ensino Fundamental II e Médio e para antigos alunos.

Contamos com a presença da nossa Família Dombarretana. Nesta família existe amor, respeito, doação e vida em abundância. Que Deus abençoe e proteja todas as nossas famílias.

Paz e Bem!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *