Um mês para celebrar! Orquestra Sinfônica de Teresina celebra os 75 anos do Instituto Dom Barreto na Festa da Família 2019

Durante todos os dias de maio, foram realizadas atividades voltadas para o tema “Família” em todas as turmas, da Educação Infantil ao Ensino Médio, em comemoração ao Dia Internacional da Família e à Festa da Família IDB. Nesses dias, nossa Escola vivenciou momentos de muita união e amor.

Para encerrar com “chave de ouro” estas vivências e celebrar o amor missionário das Irmãs de Jesus Crucificado, que há setenta e cinco anos abraçaram o desafio de construir, juntamente com o Professor Marcílio Flávio Rangel, uma escola para a paz, para o bem e para o amor da comunidade teresinense, foi realizado um concerto da Orquestra Sinfônica de Teresina para toda a Família Dombarretana, na noite desta quarta-feira (29/5), no Mansão Bliss Favorito. 

Regida pelo maestro Aurélio Melo, a Orquestra Sinônica apresentou uma audição especial com músicas de Roberto Carlos. O concerto foi realizado em duas apresentações: a primeira para os pais de alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do IDB Centro e Leste e a segunda para os pais de alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio e para antigos alunos.

Para abrir o espetáculo, a vice-diretora do IBD, Marcela Rangel, deu as boas-vindas aos presentes e falou palavras que expressavam amor e emoção. Em seu discurso, a vice-diretora exaltou com orgulho a participação da Orquestra Sinfônica de Teresina no evento. “Gostamos, orgulhosamente, de dizer que a Orquestra Sinfônica é nossa, do nosso Piauí. Foi inevitável a associação do repertório de canções do Roberto Carlos com as imagens que carregamos da história desta Escola e da linda e plural Família Dombarretana que estamos dia a dia construindo aqui”, disse.  

Ainda em sua fala, Marcela Rangel lembrou a origem da Escola e agradeceu às irmãs Missionárias de Jesus Crucificado e a seu pai, nosso saudoso Professor Marcílio Flávio Rangel, que o definiu como “um professor apaixonado pela educação e pelo povo, pela terra, pelos caminhos sob o sol do Piauí. Para nós, hoje, a impressão é de que foi para ele que Caetano escreveu e Roberto Carlos cantou os versos: Eu vi muitos cabelos brancos na fronte dos artistas/ o tempo não para e, no entanto, ele nunca envelhece/ aquele que conhece o jogo, do fogo das coisas que são/ é o Sol, é o tempo, é a estrada, é o pé e é o chão.”

As apresentações foram belíssimas e contaram ainda com grandes nomes da música piauiense, como Roraima, José Quaresma e a cantora Elayne Leonel, que deram voz às belas e significativas músicas do rei Roberto.

A presença de toda a comunidade dombarretana neste momento de celebração só fortaleceu os laços de amor e amizade que constituem as nossas relações de convivência no dia a dia, pois o Instituto Dom Barreto acredita e defende que “a família é o amor que plantamos em solo fértil, com raiz forte, e que cultivamos e cuidamos constantemente, para que brotem belas flores e bons frutos. Não é à toa que se compara a família a uma árvore. Afinal, o que é a família senão vários galhos unidos pela mesma raiz, e sustentados pelo mesmo tronco comum, que precisa ser forte para suportar os desafios da vida.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *