Aluna IDB é selecionada na etapa estadual e fica entre as melhores Redações do Brasil em Concurso dos Correios

O Instituto Dom Barreto homenageou nesta sexta, 28/6, 40 alunos do 8º e 9ºAnos do Ensino Fundamental e 1ª Série do Ensino Médio, que participaram do c
Concurso Interno de Redação da Escola. O objetivo foi selecionar redações para o Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens que é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça. A iniciativa propõe , melhorar a alfabetização através da arte através por meio das cartas, incentivar a expressão da criatividade e a melhora dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes. Participam estudantes de até 15 anos de idade, previamente selecionados nas etapas nacionais.
 
Nossa aluna, Maria Cecília Pimenta Uchôa, do 9º Ano do Fundamental, ficou em primeiro lugar na etapa estadual e entre as dez melhores redações do país, em 9º lugar, na etapa nacional.
 
No Brasil, a realização do concurso fica a cargo dos Correios e é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa – fase internacional – fica a cargo da UPU. A participação se dá por meio das escolas (rede pública e privada), que selecionam, entre as redações de seus alunos, até duas melhores cartas para representá-las.
 
 
A primeira melhor redação de cada Estado segue para a fase nacional, na qual é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional que ainda vai acontecer. O Brasil é o segundo país melhor colocado em âmbito internacional, atrás, apenas da China.
 
Todos os participantes do Concurso Interno de Redação receberam uma medalha de honra ao mérito do IDB e os 7 classificados no concurso interno receberam uma lembrança da escola, entregue pela diretora , profa. Stela Rangel, pelo coordenador de Redação, Digenário Pessoa, e pelos professores de Redação das referidas séries. O superintendente dos Correios, Raimundo Gomes, participou da solenidade entregando o certificado nacional do concurso.
 
A abertura do evento ficou por conta das alunas Maria Teresa Gomes Cordeiro de Castro e Isabela Diógenes Vasconcelos que, no piano, tocaram duas músicas recepcionando o público do evento.
 
 
LISTA DE ALUNOS QUE PARTICIPARAM DO CONCURSO INTERNO DE CARTAS DO IDB
 
PREMIADOS NO CONCURSO INTERNO DO IDB POR ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO
1
MARIA CECÍLIA PIMENTA UCHÔA*
9º E
2
RENATA FREIRE DE OLIVEIRA
9º B
3
PAULO SÉRGIO COELHO RIBEIRO ROCHA
1º B (EM)
4
ANA LUIZA CERQUEIRA FORTES
8º B
5
JOSNNAYRA CHRISLLEY MORAIS RODRIGUES
8º D
6
RAÍSSA MEIRELES PRADO
9º C
7
ANIELLY DE SOUSA AMARAL
8º F
 
* Maria Cecília Pimenta Uchôa foi a 1ª colocada na Etapa Estadual e a 9ª colocada na Etapa Nacional do 48º Concurso Internacional de Redação de Cartas da UPU.
 
DEMAIS PARTICIPANTES POR ORDEM ALFABÉTICA
8
AERTON CÂNDIDO FERNANDES NETO
8º F
9
ALICE NAPOLEÃO DE CARVALHO
9º C
10
ALICE SIQUEIRA SILVA CAMPELO
8º E
11
ALICIA VIEIRA MELO
9º F
12
AMANDA BEATRIZ NUNES
8º B
13
AMANDA ROCHA COSTA
9º B
14
ARTUR HENRIQUE MATIAS ALEXANDRE
9º A
15
DANIEL DE CARVALHO
8º F
16
ELARA ARAÚJO
1º C
17
INGRID  ÂNGELLIS SOUSA AGUIAR
8º F
18
ISABELLE OLIVEIRA LEÔNCIO
8º A
19
JOÃO VITOR CARVALHO ALMEIDA
8º E
20
JOSÉ ARTHUR FERREIRA CARDOSO
9º B
21
JULIANA FONSECA
9º A
22
KAMYLLA SANTOS DE MORAES
8º F
23
LARA ABRANTES DE MEDEIROS
8º B
24
LAVÍNIA ALVES DAMASCENO
8º F
25
LEVI LEAL SILVA
8º F
26
MARIA FERNANDA COSTA
9º C
27
MARIA RITA BARBOSA DE CARVALHO IBIAPINA
9º F
28
MARIA TERESA GOMES DE CASTRO
8º A
29
NICOLAS NEGREIRO RAMOS
9º A
30
NICOLAS VITOR MACIEL LUZ
9º B
31
NICOLE BATISTA MARTINS DE SOUSA
9º A
32
RAFAEL VAZ ROCHA
9º C
33
SÂMIA SILVA SANTOS
8º D
 
CONFIRA TRECHOS DAS REDAÇÕES DOS 7 ALUNOS SELECIONADOS NO CONCURSO INTERNO DE REDAÇÃO DO IDB.
 
RENATA FREIRE DE OLIVEIRA – 9º B
 
É com grande urgência e pesar que a Agência Internacional de Heróis está escrevendo para contratar novos recrutas. O mundo está cada dia mais difícil para os heróis atuais, devido a guerras, à fome e ao egoísmo dos poderosos, tudo causado pelos vilões do mundo que, infelizmente, estão em todos os lugares. O nosso inimigo é invisível e, por isso, precisamos cada vez mais de novos heróis. Não exigimos superpoderes, dinheiro, raça alienígena ou qualquer coisa do tipo. Se você quer ser um herói, tente, ao menos, se inspirar nos nossos mais ilustres membros, os escritores.
 
 
PAULO SÉRGIO COELHO RIBEIRO ROCHA – 1º B (EM)
 
O herói é um ser superdotado capaz de realizar poderes sobre-humanos para ajudar as pessoas, salvá-las do que as afligem. Às vezes, os heróis aparecem de capa, outras com um uniforme e máscara, mas sempre agem pelo bem comum. Graças a eles, o estilo de vida humana é mais confortável e problemas como fome, doenças e guerra estão cada vez mais diminuindo. Estou falando dos cientistas.
 
 
ANA LUIZA CERQUEIRA FORTES – 8º B
Meu herói não pode ser vencido porque detém do nosso apoio e luta pelo que realmente acredita. Ele é inabalável, segue em frente, mesmo sendo constantemente atingido pelo preconceito e pela ignorância, armas daqueles arrogantes que têm como única motivação o poder. Os meus heróis são aqueles que lutam incansavelmente contra as injustiças sociais.
 
JOSNNAYRA CHRISLLEY MORAIS RODRIGUES – 8º D
 
Enquanto houver corações que não aceitam minha heroína, ela não vai descansar! Nem eu, nem você, nem o resto do mundo vamos descansar! Já parou para pensar em quantas vezes a Bondade te salvou de um grande vilão? Agora imagine se a Bondade pudesse salvar o mundo dos vilões, como assassinos, agressores de mulheres e crianças, assaltantes? Imagine também se ela pudesse salvar o mundo de vilões não-humanos, como a miséria, a fome, a corrupção, a mentira e o preconceito? O mundo seria perfeito para aqueles de coração convertido à Bondade.
 
 
RAISSA MEIRELES PRADO 9º C
 
Quando me pediram para escrever uma carta sobre o meu herói, fui levada a questionar: afinal, quem era o meu herói? Poderia dizer algum artista famoso ou alguém que ganhou um Nobel da Paz. Contudo, eu escolhi falar sobre as heroínas invisíveis. Minhas heroínas resolvem os seus problemas e ajudam a resolver os dos outros, elas salvam o mundo das pessoas ao seu redor. Minhas heroínas são as mulheres. Essas heroínas são importantíssimas para a sociedade e a cada dia somos inspirados por elas. Elas estão ao nosso redor. São nossas irmãs, nossas amigas, nossas professoras, nossas mães e por aí vai. Estamos cercados de exemplos de mulheres que, todos os dias, desafiam a sociedade.
 
ANIELLY DE SOUSA AMARAL – 8º F
 
O ser humano, desde sua origem, teve a necessidade de acreditar em algo. Portanto, deu o nome de herói para aqueles em quem depositavam suas esperanças. Eles são destemidos, fortes, corajosos, e têm bom coração. Os heróis dedicam sua vida a ajudar as pessoas em seus problemas. O irônico é que o maior herói do mundo não é um homem nem uma mulher. O maior herói do mundo é o Amor. O amor tudo vence, tudo suporta. Ele é o sentimento mais puro que existe na terra. Ele vence o ódio, a mentira, a inveja, a avareza e outra imensidão de sentimentos ruins.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *