Dombarretanos são premiados na solenidade da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP)

Na última sexta-feira, 23/8, alunos de escolas públicas e particulares foram agraciados com medalhas de prata e bronze, na solenidade de premiação da 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Particulares (OBMEP), que ocorreu no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Nesta edição, a Olimpíada reuniu participantes de 54,4 mil instituições de ensino de todo país. Além das medalhas como premiação, os ganhadores garantem ingresso em programas de iniciação científica. Entre os alunos e alunas agraciados de escolas públicas e privadas, 14 são do Instituto Dom Barreto.

 Os alunos premiados na solenidade com medalhas de prata são:

  • Arthur Queiroz Moura;
  • Rhuan Pimentel Nogueira;
  • Francyelio de Jesus Campos Lima;
  • Fabrício Lopes dos Santos.

E os premiados com medalhas de bronze são:

  • Antônio Gustavo Soares Francelino;
  • Arthur Sobreira Alexandrino;
  • Eanes Filho Costa Castelo Branco Torres;
  • Alexandre Dominic Soares Fontes;
  • Felipe Barros Sampaio;
  • Isabela Rodrigues Moura Diniz;
  • Paulo Maia Cortellazzi;
  • Gleydson Miranda Fernandes;
  • Eduardo de Moura Simplício;
  • Francisco Gabriel Thomaz Bastos.

O professor e coordenador da disciplina de Matemática do IDB, Afonso Norberto, celebra o resultado obtido e ressalta a importância do papel do professor. Segundo ele, “é importantíssimo o papel dos professores porque incentiva os alunos a estudarem e a descobrirem cada vez mais resultados importantes. E assim os alunos acabam espelhando outros alunos”, e evidencia, “é fundamental a participação de toda a equipe”.

O aluno Francyelio de Jesus, ganhador da medalha de prata, falou sobre a importância dos professores e da Instituição no processo de ensino, “sempre tivemos muito apoio de nossos professores para a realização de atividades extracurriculares, sendo a participação em olimpíadas, talvez, a maior delas. O incentivo da Escola sempre foi muito expressivo, e isso contribuiu fundamentalmente não só para nossa participação nesses eventos, mas para que obtivéssemos bons resultados, que fossem ou não em forma de medalhas”.

O aluno Rhuan Pimentel também enfatizou a importância dos professores, afirmando que “o professor é quem nos auxilia em questões e nos estimula a estudar para obter êxito nas olimpíadas”. E ainda ressaltar sobre a premiação, “uma medalha é muito importante, principalmente em uma olimpíada tão interessante, já que nos estimula a querer mais e mais, além de melhorar o currículo para futuras entrevistas de emprego ou provas, como a do SAT”.

Além dos alunos agraciados com medalhas de prata e bronze, temos os alunos João Vítor Carvalho Almeida, Stélios Athanassios Marathaoan, Maria Eduarda Carvalho Rego Martins e Luna Cavalcante Rocha; que receberam medalhas de ouro. Os alunos João Vítor, Stélios Athanassios e Luna Cavalcante também exaltaram a importância dos professores no processo de aprendizagem.

A aluna Maria Eduarda Carvalho, além da medalha de Ouro, recebeu, também, um prêmio dedicado às garotas com maior pontuação em cada nível. Acerca disso ela afirma que “esse prêmio na OBMEP mostra a minha evolução. É algo muito especial e me incentiva a continuar fazendo olimpíadas”.

O Instituto Dom Barreto também foi agraciado com um troféu na solenidade da OBMEP e foi a única escola premiada do Piauí.

Parabenizamos imensamente nossos alunos e alunas também nossos professores pela dedicação, disciplina e conquistas.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *