Alunos do IDB recebem medalhas na 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)

Equipes de 11 estados conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze na grande final da 11ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), que foi realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Nesta edição; 18 (dezoito) mil equipes se inscreveram na Olimpíada Nacional de História do Brasil. Passadas 6 fases, apenas 305 foram classificadas pra a grande final. Foram entregues 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze, além de medalhas de honra ao mérito para os demais participantes.

O IDB estava entre os finalistas, com 4 equipes que foram a Campinas acompanhadas das professoras Laura Brandão, com 3 equipes, e Daiane Portela, com 1 equipe. Chegamos ao ranking nacional com 3 medalhas de Prata e uma menção honrosa. Os alunos medalhistas do Ensino Médio foram:

  • Amanda Evangelista, Mariana Menezes e Maria Cláudia, da 3ª Série, Medalha de Prata.
  • Beatriz Ramos, Gustavo Henrique e Hanna Bezerra, da 3ª Série, Medalha de Prata.
  • Edson Neto, Álvaro Bezerra e Victor Luz, 2ª Série, Medalha de Prata.
  • Maria Clara Leitão, Isabela Lísia, Livian Sepúllveda, da 2ª Série, Medalha de Cristal (menção honrosa).

O Nordeste foi a região que mais levou medalhas: do total de 75 distribuídas, 58 foram para a região.

 

SOBRE A ONHB

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação, que conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações (MCTIC), por meio do edital de Olimpíadas Científicas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A Olimpíada Nacional de História do Brasil tem um formato original. É realizada por equipes compostas por 4 pessoas: 3 estudantes (que podem estar em diferentes séries) e o professor de História do colégio. Cada professor pode orientar quantas equipes desejar, mas cada estudante pode fazer parte de apenas uma equipe.

A Olimpíada também mobiliza temas interdisciplinares (geografia, literatura, arqueologia, urbanismo, atualidades) e tem um impacto muito positivo na leitura, na compreensão e na escrita dos estudantes participantes.

 

Parabéns pelo comprometido trabalho em equipe dos alunos e professores.

Paz e Bem

Fonte: www.olimpiadadehistoria.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *