IDB inicia atividades que antecedem a Semana Cultural 2019

No último sábado, 31/8, como parte da programação que antecede a Semana Cultural, o Instituto Dom Barreto realizou uma palestra sobre “Criação de Trilha Sonora”. O palestrante convidado foi o sound designer Arnold Gules Airala, de Brasília, que abordou o som e a arte das trilhas sonoras, com demonstrações de aspectos teóricos e práticos.

 Arnold Gules já compôs trilhas para vídeos, espetáculos de dança e performances, como nos filmes “Afronte” (2018), “Nomas” (2018) e nos espetáculos “Frango”, “O corpo poderia se chamar aqui” e “Zona de sonhos”. Ele explicou que o processo criativo varia para cada obra e falou sobre o início da carreira. “Eu entrei nesse mundo por curiosidade. No início, eu não sabia de quase nada e utilizava um programa que era apenas para fazer discotecagem com efeitos diferentes, depois muitas descobertas me levaram à especialização na área”, revela.

 A palestra também contou com a presença do ator, diretor e coreógrafo José Reis Neto, antigo aluno do IDB e coordenador da Semana Cultural do IDB em 2019.

José Reis ressaltou que “a trilha sonora é uma parte fundamental de qualquer obra. O som dá sentido ao trabalho, dá ritmo, sensação e desenho para uma obra”.

A Semana Cultural do IDB acontece em outubro e já tem espetáculo agendado para o dia 20/10, às 17h, no Teatro 4 de Setembro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *