Vem aí a InterIDB – Simulação de Negociação Internacional para alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental e da 1ª e 2ª Séries do Ensino Médio

Todos os anos, vários grupos de alunos do Ensino Fundamental Maior e do Ensino Médio do Instituto Dom Barreto desafiam-se a participar dos programas, Brasil a fora, de Simulações da Organização das Nações Unidas, descobrindo novas habilidades e competências. A Simulação das Nações Unidas é um modelo educacional, em que estudantes aprendem sobre diplomacia, relações internacionais e organizações transnacionais na prática e através de discussões em equipes. Estima-se que existam cerca de 400 simulações por ano ao redor do mundo – e diversas universidades e escolas adotaram o modelo como uma atividade extracurricular alternativa ao aprendizado tradicional.

Esse modelo tem despertado nos dombarretanos muitas habilidades antes não descobertas como, por exemplo, capacidade de síntese, análise, oratória, comunicação, confiança e negociação. E, com o intuito de proporcionar essas vivências aos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental e da 1ª e 2ª Séries do Ensino Médio, foi lançado na última sexta-feira, 6/9, a InterIDB – Simulação de Negociação Internacional do Instituto Dom Barreto. O evento será realizado em parceria com a Internationali Negotia, instituição que democratizou o acesso a atividades de simulações por meio de ferramentas educacionais modernas.

O objetivo principal do evento é que os participantes possam vivenciar uma reunião da ONU e propor ideias para solucionar problemas globais do momento. Será uma conferência centrada na simulação de debates realizados em fóruns internacionais, onde os estudantes assumem o papel de diplomatas dos países que representam e discutem temas políticos, sociais, econômicos, entre outros. As inscrições, que começaram no último sábado, 7/9, seguem até hoje, segunda-feira, 9, somente através do site https://internationali.org/. O valor da inscrição será de R$ 85,00.

 A conferência será realizada de 4 a 6 de outubro, na própria Escola. Na InterIDB 2019, os Comitês e Temas trabalhados serão:

1-        CDH: Tráfico Internacional de Pessoas.

2-        OEA: Crise na Venezuela.

3-        CSNU – Histórico: Crises Mísseis (1962).

A representante da Internationali Negotia no Piauí, Enya Borges, também esteve presente no lançamento do evento e conversou com os alunos interessados em integrar os Comitês da InterIDB 2019. “A simulação é relevante por elevar o espírito democrático, por desenvolver as habilidades dos alunos e fazer com que a gente pense no mundo como um todo. Os alunos terão o treinamento online pela Internationale, que vai disponibilizar o treinamento depois das inscrições, juntamente com o material completo e com o guia de estudos com o posicionamento de cada país. E a partir do dia 16 de setembro, eles estarão recebendo a identificação com a confirmação de qual comitê ele vai participar”.

Os alunos passarão por um treinamento intensivo com conteúdo essencial. Os ensinamentos vão desde técnicas de negociação, oratória até as regras e procedimentos da simulação e escrita dos documentos que serão redigidos durante as reuniões. Para completar os estudos, os dombarretanos terão à disposição uma equipe exclusiva de professores do IDB das disciplinas de Geografia, História, Filosofia e Sociologia. 

Além das simulações, os estudantes também organizarão a Feira das Nações, uma noite para apresentar a cultura das nações que representam aos colegas e familiares presentes. Durante o lançamento realizado no dia, 6/9, no Convívio Cultural, os dombarretanos que já participaram da InterBrasil e da SinUs conversaram com os presentes e deram depoimentos mensurando a importância e  quão significativo foi participar destes eventos.

A aluna da 2ª Série do Ensino Médio, Lívia Maria Fontenele Meneses, já integrou diversas equipes de simulações, entre elas, a equipe da Simulação das Nações Unidas na Universidade de Harvard. A estudante deu seu depoimento e explicou como foi participar destes processos. “A Simulação é um ensino completo. Você aplica o que aprende em sala de aula em um ambiente real. Você precisa ter uma linguagem socioemocional, precisa do aprendizado para lidar com situações reais, da vida cotidiana e da vida profissional, e entender como funciona o jogo de estratégias. Entender o mundo como algo global e não individual”.

Para o aluno Edson Bona, também da 2ª Série do Ensino Médio, participar da InterIDB será um diferencial na carreira de qualquer estudante, independente da área que escolher seguir. “Ao participar deste modelo de evento, você consegue desenvolver a capacidade de argumentação e oratória, além de aprender a aceitar a opinião do outro e lidar com soluções de problemas e tomadas de decisão!”, pontuou.

Participem deste evento que mostrará um caminho significativo na sua jornada! Lembrando que as inscrições serão realizadas até hoje, 9/9.