Solenidade de abertura da InterIDB 2019 – Simulação de Negociação Internacional do Instituto Dom Barreto

Após dias de preparação, finalmente chegou! Iniciou no dia 4 de outubro, no Convívio Cultural, a cerimônia de abertura do InterIDB 2019. O evento, contou com a presença da diretora presidente do Instituto Dom Barreto, professora Maria Stela Rangel da Silva, da  vice-diretora do Instituto Dom Barreto e Coordenadora do Ensino Médio, Marcella Clarissa Damasceno Rangel de Farias Airemoraes Lopes e da diretora da Escola Madre Maria Villac, Camila Rafaela Damasceno Rangel de Farias Bezerra.

A solenidade que foi ministrada pela jornalista Maia Veloso, contou ainda com a presença do professor mestre, Marcelo Leandro Pereira, palestrante da noite, da professora mestre, Maria do Socorro Rangel de farias, coordenadora de História do Instituto Dom Barreto e do professor especialista, Paulo César Pires Cardoso, coordenador de Geografia do IDB. O evento segue até o dia 6 de outubro, e conta com a participação de alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental à 1ª e 2ª Séries do Ensino Médio, do Instituto Dom Barreto e da Escola Madre Maria Villac, tem o intuito de proporcionar vivências, como a capacidade de síntese, de análise, de oratória, de comunicação e de negociação.

A representante da Internationali Negotia no Piauí, Enya Fonseca, que ministrou treinamentos sobre regras de simulação para os alunos do Instituto Dom Barreto e para os da Escola Madre Maria Villac, destacou a importância de se falar dos seguintes assuntos; tráfico internacional de pessoas, crise na Venezuela e crise dos mísseis (1962), temas do evento. “Dentro de cada tema, pode-se ver a importância da democracia e de como o debate pode beneficiar a formação acadêmica dos alunos”.

O InterIDB é um modelo de simulação de organismos internacionais e nacionais como uma atividade didático-pedagógica, que por meio de um estudo tem o objetivo de fazer com que os participantes possam vivenciar uma reunião da ONU e propor ideias para solucionar problemas globais do momento. Será uma conferência centrada na simulação de debates realizados em fóruns internacionais, onde os estudantes assumem o papel de diplomatas dos países que representam e discutem temas políticos, sociais e econômicos.

O aluno Augusto César Soares Alencar, da 2ª Série do Ensino Médio, que já participou de equipes de simulações, informou que os professores da Escola os estão os apoiando desde o início para o InterIDB, e que, por isso, sentem-se mais confiantes para participar do evento.  Para a aluna Lívia Maria Fontenele Meneses, também da 2ª Série do Ensino Médio, participar do evento vai fornecer crescimento pessoal e acadêmico. “O InterIDB vai proporcionar uma ampla visão de um conflito que acontece atualmente, possibilitar que os alunos possam opinar na esfera política e ainda permitir que se tenha uma perspectiva global”.

A conferência realizada na própria Escola, terá a seguinte programação:

  • 5/10/2019 (sábado): das 7h30 às 11h30 (manhã)

Local: Instituto Dom Barreto – Prédio Deus Quer (piso térreo do anexo Euzir Ribeiro) – salas 2, 3 e 4.

Das 7h30 às 9h10: 1ª sessão da InterIDB.

Das 9h10 às 9h30: Intervalo.

Das 9h30 às 11h30: 2ª sessão da InterIDB.

Das 11h30 às 13h30: Almoço.

  • 5/10/2019 (sábado): das 13h30 às 18h30 (tarde)

Local: Instituto Dom Barreto – Prédio Deus Quer (piso térreo do anexo Euzir Ribeiro) – salas 2, 3 e 4.

Das 13h30 às 15h10: 3ª sessão da InterIDB.

Das 15h10 às 15h30: Intervalo.

Das 15h30 às 17h30: 4ª sessão da InterIDB.

Local: Instituto Dom Barreto – Ginásio Barretinho.

Das 17h30 às 18h30: Preparação para a Noite Cultural das Nações.

  • 5/10/2019 (sábado): das 18h30 às 20h30 (noite)

Local: Instituto Dom Barreto – Ginásio Barretinho.

Das 18h30 às 20h30: Noite Cultural das Nações.

  • 6/10/2019 (domingo): das 8h às 11h (manhã)

Local: Instituto Dom Barreto – Prédio Deus Quer (piso térreo do anexo Euzir Ribeiro) – salas 2, 3 e 4.

Das 8h às 9h30: 5ª sessão da InterIDB.

Local: Convívio Cultural do IDB

Das 9h30 às 10h30: Cerimônia de Encerramento da InterIDB.

Das 10h30 às 11h: Coquetel.

Em nome da comunidade dombarretana, desejamos sucesso aos jovens que participarão da simulação de negociação internacional do Instituto Dom Barreto (InterIDB). Vocês são nossos brilhantes.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *