Alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental e professores lançam no IDB o livro “Um lugar para todos”

 

Foi realizado na noite desta quarta-feira, 13/11, o lançamento do livro “Um lugar para todos”, fruto das produções realizadas ao longo de 2019 pelos alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental, com a orientação e incentivo dos professores da Equipe de Redação e Literatura. Durante o período de produção, professores e alunos mergulharam nas leituras de vários contos e crônicas produzidas por autores clássicos e contemporâneos com o intuito de aguçar a imaginação de nossos brilhantes.

A coletânea tem o objetivo de mostrar que a leitura e a escrita são lugares para todos que resolvem se encantar com esse universo mágico da linguagem. No evento, a diretora do IDB, professora Stela Rangel, marcou presença e ficou bastante emocionada com a conquista dos alunos. Além da diretora, os professores Carlos Evandro, coordenador da disciplina de Literatura, Digenário Pessoa, coordenador de Redação, Francisca Gomes, Sueila Rocha, Samuel Campelo e Franklin Nascimento, compuseram a mesa de honra da noite.  

Abrindo a solenidade, as alunas Luiza Guimarães e Teresa Maria Menvenb fizeram uma belíssima apresentação musical, com piano e o ukulelê, esbanjando talento e encanto. Em seguida, o professor Franklin também agregou na parte musical e cantou para os presentes, fazendo um momento voz e violão.

Contemplando a noite e deixando-a ainda mais especial, foram chamadas ao palco quatro alunas para a leitura do primeiro parágrafo de cada capítulo do livro. A primeira leitura da noite ficou por conta da aluna Raíssa Moreira de Arimatéia, que leu o parágrafo do Capítulo I “Era uma vez…”. A leitura do capítulo II “A última chama”, foi realizada pela aluna Isabela Rodrigues , seguida de Ana Regina Ralyne que emocionou a todos com sua leitura do Capítulo III “Vende-se esperança”. Finalizando as leituras, Luna Dandara fechou o momento com o Capítulo IV “O grande desfile”.

E para finalizar a noite de lançamento, os quarenta e um alunos e escritores brilhantes que produziram os textos selecionados para compor a obra, receberam das mãos dos professores e da nossa diretora, o livro todo pronto. Familiares e amigos, emocionados, acompanharam tudo de pertinho.  

Segundo os professores, a preparação e os estudos dos conteúdos foi um percurso longo, mas prazeroso. Durante o envolvimento com os contos literários, eles decidiram partilhar com nossos alunos a leitura de contos sociais, a fim de, a partir dessa etapa do Ensino Fundamental, discutir acerca de temas que são extremamente relevantes para a sociedade. A cada mês, as discussões tornavam-se mais proveitosas, pois o conto possibilitou adentrar o universo ficcional e mergulhar no mundo de cada personagem que surgia nas narrativas. Ao mesmo tempo, foi possível associar a vida de um personagem com a vida de pessoas reais.

Parabenizamos nossos alunos e a equipe de professores pelo resultado magnífico e pela obra brilhante!