Terceirão concluiu o Ensino Médio com noite de Formatura emocionante

As turmas do Terceirão do Instituto Dom Barreto encerraram nesta quarta-feira, 18 de dezembro, o significativo ciclo escolar. Reunidos com os professores da instituição, familiares e amigos, os alunos participaram da solenidade de Colação de Grau de conclusão do Ensino Médio. É o início de um novo caminho após anos de estudos e dedicação em busca da tão sonhada universidade.

Os convidados foram recepcionados no Bliss Favorito Buffet. E com uma trilha sonora preparada especialmente para abrilhantar e dar ainda mais grandiosidade à noite, o Trio de Cordas da Orquestra Sinfônica de Teresina fez parte da trilha sonora do evento.

A cerimônia iniciou com a composição da mesa de honra presidida pelas diretoras do Instituto Dom Barreto, Maria Stela Rangel e Marcela Rangel, e pela diretora da Escola Madre Maria Villac, Camila Rangel. Além das diretoras, professores e funcionários homenageados participaram da cerimônia. Após a formação da mesa, foi o momento dos concludentes das turmas do IDB e também dos alunos da Escola Madre Maria Villac entrarem acompanhados de seus padrinhos e madrinhas.

A abertura da solenidade foi feita pela diretora Stela Rangel. A noite foi marcada por uma mistura de sentimentos: a alegria e a gratidão pela vitória alcançada, a saudade do então convívio diário com colegas e professores, assim como também pelas despedidas e ausências, em especial, do aluno Ravi Aves Rocha, a quem os alunos deram o nome da turma 2019.

Homenagem ao aluno Ravi Alves

A amiga e aluna Norma Helena proferiu uma mensagem que encantou e emocionou: “Ravi, por mais que tenhamos dito adeus, você está em nós, porque naquele dia em que a gente riu até dizer chega você costurou uma conta em mim, e todos aqueles dias que a gente jogou conversa fora você também costurou contas em mim; quando eu chorei no seu ombro, você costurou outra e outra conta em mim; o que formou um lindo bordado não só no meu peito, mas no de todos nós, cada um único e especial, como você. Não vamos te esquecer, só te celebrar”.

Após a leitura, mais uma apresentação doTrio de Cordas da Orquestra Sinfônica de Teresina foi realizada para eternizar Ravi  em nossos corações com muito carinho e amor. Completando o momento, os pais do aluno, receberam os abraços emocionados das diretoras Marcela e Stela Rangel.

Discursos emocionados e cheios de significado

Depois da emocionante homenagem, foi dada a palavra aos representantes da 3ª Série do Ensino Médio e oradores Luis Marcelo Gomes e Amanda Silveira do IDB e Núbia Vieira e Tiago Mendes. Durante o discurso, os alunos relembraram o legado do Professor Marcílio, o dia a dia com os amigos em sala de aula e histórias divertidas e emocionantes vividas com professores e funcionários da instituição. Mensagens de amor, superação e inspiração!

A diretora e também madrinha da turma, Marcela Rangel, não podia deixar passar esse momento e acalentou o coração dos dombarretanos com uma mensagem encorajadora e cheia de significados.  Marcela iniciou seu discurso falando sobre encerrar o ciclo.  “Hoje vocês encerram um ciclo de suas vidas, motivo pelo qual uma série de recordações transforma-se em cenas de um lindo filme que agora passa em nossa mente.” A diretora finalizou citando Adélia Prado: “‘mesmo que o tempo nos leve daqui, seremos eternamente lembrados por aqueles que um dia nos amaram’. Portanto, vocês serão eternamente lembrados”.

A diretora do EMMV, Camila Rangel, também emocionou-se durante seu discurso. “Hoje, ao saber que sempre estive na platéia, assistindo a esse espetáculo que vocês constroem diariamente e ao qual misturam os mais diversos gêneros, assisti a dramas e romances, às aventuras, assisti à muita ação, à muita comédia, portanto vivenciei as melhores emoções com essa turma”. E encerrou sua fala de forma carinhosa: “Despeço-me lembrando-lhes de que pessoas grandes são aquelas que lutam por ideais, e vocês estão lutando por eles, portanto, já são grandes! Essa cena de suas vidas que se encerra hoje vai apenas impulsionar outras buscas e abrir novos horizontes, sempre apontando para um futuro muito luminoso”.

Mérito “Marcilio Flávio Rangel de Farias”

A emoção da noite não parou apenas nos discursos. Como forma de reconhecimento pela competência, dedicação e sucesso dos relevantes serviços prestados, com carinho e zelo, ao Instituto Dom Barreto, foram homenageadas durante a solenidade com o mérito “Marcílio Flávio Rangel de Farias” as funcionárias do IDB: Cecília Maria Vieira Cruz e Maria Elza Ferreira dos Reis, conhecida carinhosamente por todos como Elzinha.

Há 33 anos, Cecília iniciou suas atividades no Instituto Dom Barreto a convite do professor Marcílio Rangel para criar o Setor de Estatística e Registro (SER), local onde todas as notas dos alunos, desde o 1º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio, são registradas no sistema dombarretano. Quando o setor iniciou, somente Cecília preenchia o quadro de colaboradores. Hoje, são doze pessoas trabalhando em conjunto para que o quadro de notas esteja sempre completo e tudo no prazo. Para Cecília, trabalhar no IDB é bastante significativo, nos mostra que diariamente estamos aptos a melhorar e conhecer cada vez mais o nosso lado profissional. “Todo dia um crescimento”, comentou.

Já Elza Ferreira trabalha há 23 anos no IDB e no dia 9 de janeiro, completará 24 anos. Só na gestão do professor Marcílio foram dez anos de muitos conhecimentos e aprendizados. Quando iniciou na escola, trabalhou em diversos setores, como auxiliar. Com o passar do tempo, foi fixando-se na Reprografia, também a pedido do professor Marcílio, e lá se fez seu espaço de trabalho. Elzinha faz parte da primeira turma de alunos do Villac, quando a escola ainda era apenas uma classe de reforço. “Agradeço muito a oportunidade. Aqui pude ampliar meus conhecimentos, preenchi meu currículo e o tempo mostrou que fui capaz e consegui”, disse a homenageada.

Entrega dos Pins e Descerramento de Placa da Turma

 

A ocasião foi especial e oportuna para o momento do descerramento de placa da turma, que foi apresentado pelas alunas Ana Beatriz Pinho e Luma Araújo. Em seguida, a aluna Beatriz Batista fez a leitura do juramento, e o evento seguiu com a chamada nominal dos concluintes do IDB e da EMMV para a entrega do Pin banhado a ouro, com a gravação da árvore do algodoeiro, símbolo do Instituto Dom Barreto encerrando esta tão emocionante noite.  Desejamos sucesso aos jovens que hoje concluem o Ensino Médio, nossos brilhantes amanhãs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *