Professoras da Educação Infantil participam da Semana de Formação: “O que pode ser fortalecido em mim?”

Entre os dias 16 e 20, aconteceu a Semana de Formação voltada para os docentes da Educação Infantil do Instituto Dom Barreto Centro, Leste e para a Escola Madre Maria Villac. A qualificação foi organizada pela professora Bernadete Rangel e pela equipe de psicologia.

Segundo a psicóloga da Educação Infantil do Instituto Dom Barreto, Samia Graziele Dias, a Semana de Formação é resultado de uma extensão. “A Semana de Formação ofereceu uma capacitação aos professores da Educação Infantil. Ela é resultado e extensão da Semana de Psicologia, onde pudemos trabalhar com os professores o tema ‘O que pode ser fortalecido em mim'”, explicou.

Durante toda a semana, os docentes participaram de várias vivências e imergiram na reflexão sobre o papel do professor, os campos de experiências na Educação Infantil, a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento das crianças, a importância da comunicação entre sistema escolar e a família, o cotidiano escolar e os procedimentos de primeiros socorros. E para finalizar, houve um momento destinado à prática corporal e ao relaxamento, trabalhando, assim, a saúde mental.


Para a professora auxiliar Cristiane Marques, a Semana desempenhou um papel essencial para os docentes. “Foi uma semana muito enriquecida por momentos de conhecimento, de união, de partilha, de compreensão e de empatia”, comentou a professora. A Semana contou, também, com relatos de vivências no decorrer da vida profissional e pessoal entre os professores, realizando dessa forma, uma troca de aprendizados e de conhecimentos.

A psicóloga do Instituto Dom Barreto, Géssica de Castro, deixou a seguinte mensagem especial para cada docente: “Espero que finalizem seus ciclos de honra. Alguns aspectos precisam de mais tempo e por isso ficarão para o próximo ano. Todo crescimento requer um processo de transformação. Respire consciente e mãos à obra.”

Ao final, os professores comemoraram mais um ano concluído e a chegada de 2020.

O Instituto Dom Barreto deseja a todos boas festas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *