Encontro Pedagógico 2020: Futuro da educação no centro das discussões

Na última segunda-feira, 13/1, retornamos as nossas atividades com a realização do Encontro Pedagógico 2020 para os professores e a equipe de apoio do Instituto Dom Barreto e da Escola Madre Maria Villac, no Convívio Cultural. Foram dois dias de muitos debates e de olhares atentos para as novas perspectivas e mudanças geradas pela tecnologia em meio à educação. Para abrir e abençoar o Encontro, o padre José de Pinho fez uma bela celebração, com a participação dos professores da disciplina de Religião, Nilson, Marinildes e Waldo, juntamente com os professores da Equipe de Música.

Professor Doutor e Ex-Ministro da Educação, José Henrique Paim Fernandes.

Em seguida, tivemos a presença do Professor Doutor e Ex-Ministro da Educação, José Henrique Paim Fernandes, que ministrou a primeira palestra do dia: “A Educação do Século XXI”. O professor se disse honrado por estar no IDB e afirmou que o papel que as regiões Norte e Nordeste do Brasil tem tido nas avaliações em comparação com o Sul e o Sudeste é de grande destaque, ganhando notoriedade e voltando os olhares para o ensino da nossa região. Além disso, o professor mostrou a realidade do ensino atual no Brasil e aprofundou-se nas habilidades socioemocionais, mostrando a importância de trabalhá-las na escola.

Encerrando o primeiro dia de evento, a jornalista e coordenadora da Equipe de Comunicação do IDB, Maia Veloso, falou sobre “Futuros Visíveis”. Os professores e as demais equipes assistiram à apresentação com encantamento e atenção aos novos cenários de futuro, com a exposição das habilidades que precisam ser desenvolvidas e os exemplos de profissões que serão resignificadas.

Administradora e mestre Jannayna Tavares.

O segundo dia de programação do Encontro Pedagógico seguiu na terça-feira, 14/1, e iniciou com a palestra da Doutora em Educação, Eliene Pierote, falando sobre as “Aprendizagens Necessárias: na Família, na Escola e na Vida”. Eliane começou a sua apresentação com uma frase norteadora: “Quem eu era no início da minha carreira e quem eu sou hoje?”. Além deste, a professora levantou outros pontos importantes que foram questionados a respeito do tema.

A palestra “Metodologias Ativas no Processo de Aprendizagem”, apresentada pela administradora e mestre Jannayna Tavares, concluiu com “chave de ouro” o Encontro Pedagógico 2020. Durante a apresentação, Jannayna abordou sobre o papel do professor e da escola hoje e encerrou com uma atividade prática sobre o professor do passado, do presente e do futuro. Momentos produtivos e de novos conhecimentos para um ano de sucesso e cooperação.