Dombarretanos aprovados em grandes universidades do país

Após os resultados das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e de outros vestibulares, alguns dombarretanos já garantiram vagas em instituições privadas, estaduais e federais. O esforço e determinação dos nossos alunos mais uma vez geraram grandes resultados.

E para saber mais, realizamos uma entrevista com alguns dos alunos aprovados. O nosso primeiro brilhante é Luís Marcelo Gomes Mendes Leite,  aprovado em 1º Lugar, no curso de Direito, na UnB – Universidade de Brasília. Luís nos disse que sempre teve afinidade com a área de ciências humanas: “eu participei de eventos na Escola da área, principalmente as simulações, como as do InterIDB. Direito não era minha primeira opção, mas com o passar dos anos me encantei com a área”.

Yasmin Malheiros Nunes – Engenharia Mecânica (UnB) e Luis Marcelo Gomes Mendes Leite – Direito (UnB).

A prova da UnB é diferente do ENEM, lá uma questão errada anula uma certa: “pra treinar isso, a melhor estratégia é fazer as provas antigas e acompanhar as estatísticas de erros e acertos”.

“E já afivelou as malas pra UnB?” – perguntamos. “Ainda não sei exatamente se eu irei para Brasília, são muitas variáveis a serem observadas.

Minha meta de vida sempre foi o concurso do Instituto Rio Branco, a escola de formação de diplomatas, então pesa muito na decisão as condições que eu vou ter durante o curso para me preparar para o concurso.

Eu sempre tive um fascínio especial pela área do direito internacional e direito eleitoral, mas vou para a universidade com a mente aberta para outras áreas que eu não tive contato ainda”.

Seguindo com a entrevista, temos a nossa brilhante Lorrara Soares do Valle, aprovada pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e pela Instituição de ensino superior Uninovafapi. Lorrara afirmou sempre ter afinidade com as áreas de Ciências Humanas e Linguagens e nos contou: “Sempre procurei estudar mais as áreas que tinham mais pesos e que poderiam impulsionar minha nota como Matemática e Redação”.

“O curso escolhido sempre foi a sua primeira opção?” – questionamos. “Já tive minhas dúvidas, porque tenho um pouco de afinidade com Ciências Biológicas e Matemática e considerei fazer Medicina, mas sempre tive mais inclinação para a área do Direito”, comentou a aluna.

Lorrara ainda afirmou que pretende fazer o Pré-Enem do IDB para atingir seus objetivos que são o curso de Direito na Universidade Federal do Piauí – UFPI e o curso de Direito na Universidade de Brasília – UnB.

Nosso terceiro brilhante é Marcos Aurélio Araújo Freitas, aprovado no curso de Medicina na Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Marcos Aurélio nos disse que o motivo que o levou a optar pelo curso foi uma paixão, que desde criança via a Medicina como uma profissão que sintetiza os valores morais e éticos que defende.

“Como se preparou para as provas?” – perguntamos. “Frequentando as aulas, tentando não atrasar conteúdos; caso estivesse com dúvida em uma matéria, procurar o professor ou o monitor; usar meios de pesquisa diversos. Fora isso, teve também o fato de que eu organizava muito bem meu tempo de estudo, tentando ao máximo absorver o conteúdo das aulas com os professores, para não ter que estudar novamente o mesmo assunto ministrado na aula”.

Marcos Aurélio Araújo Freitas – Medicina (UEMA) e Lourdes Manoela Lima Lisboa de Sousa – Medicina (UEMA).

Marcos Aurélio ainda nos disse que para a sua preparação foi importantíssimo o apoio do colégio com toda sua estrutura e com a oferta incrível na preparação. O aluno ainda ressaltou  que as salas de estudos, o acompanhamento das psicólogas,  da diretora, dos professores, do coordenador e das “tias” do apoio, como as queridas tia Fran, tia Maria e tia Sandra, foi fundamental.

A quarta brilhante é a aluna Lourdes Manoela Lima Lisboa de Sousa, que garantiu sua vaga no curso de Medicina na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Manoela afirma que os pontos decisivos para a sua preparação foram todas as estruturas oferecidas pela Escola. “O CDH é um ótimo ambiente de estudo, os professores são bastante solícitos e o material fornecido é muito bom”, comentou a aluna.

“Qual o motivo que a fez optar pela escolha do curso?” – questionamos. “Escolhi Medicina porque é um curso muito amplo, com várias possibilidades de ampliar os horizontes na carreira. Além disso, gosto muito do lado humano da profissão”.

Manoela ainda ressalta que é essencial praticar exercícios e responder questões de edições passadas do  Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

Nossa próxima brilhante é Hanna Bezerra de Morais,  aprovada no curso de Medicina pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).  Hanna nos contou que seu fascínio pela profissão vem desde a infância. “Sou encantada com o curso, a saúde é a coisa mais importante para a nossa vida e poder levá-la às pessoas deve ser muito gratificante”, comentou a aluna.

Lorrara Soares do Valle – Direito (UEMA) e Hanna Bezerra de Morais – Medicina (UEMA).

Hanna ainda ressalta que todas as aulas, revisões, simulados e materiais foram muito importantes, especificamente para o vestibular da UEMA. Pesquisar sobre as obras cobradas, fazer as provas anteriores, assistir às revisões e estudar a geografia do local foram fatores essenciais, para a sua preparação.

“Pretende seguir alguma área especifica?” – perguntamos. “Sim, pretendo seguir a área de neurologia”. Hanna ainda evidencia que o treino constante e a orientação de todos os profissionais da Escola foram muito relevantes na sua preparação.

Seguindo com a entrevista, temos a nossa brilhante Yasmin Malheiros Nunes, que garantiu sua vaga no curso de Engenharia Mecânica na Universidade de Brasília – UnB.  Yasmin nos contou que os fatores decisivos para sua aprovação foi o apoio da Escola, dos amigos e da família que sempre acreditaram que ela conseguiria e a animaram nos momentos de cansaço e de desafios nesse ano de dedicação intensa.

Para a aluna, os fatores que a levaram a optar por Engenharia Mecânica foi sua identificação com a área de exatas. E ainda ressalta que as aulas de robótica do Dom Barreto a motivou a realizar pesquisas sobre a área de engenharia. “Dentre todas as que eu mais me identifiquei foram Mecânica e Mecatrônica, a escolha da primeira deve-se a conhecer como funciona o mercado de trabalho, e esse curso me dar uma maior opção de mercado”, comentou a aluna.

“Como foi sua preparação para as provas?” – questionamos. “Bom, eu lia os editais, me programava pra ler as obras que foram cobradas e, quando já estava mais próximo da prova, eu fazia algumas provas anteriores”.

Yasmin ainda comentou que espera os resultados de outras provas e que não sabe se permanecerá na Universidade de Brasília – UnB.

Confira a lista dos aprovados até o presente momento:

Luís Marcelo Gomes Mendes Leite – 1º Lugar Direito (UnB);

Lorrara Soares do Valle – Direito (UEMA e Uninovafapi);

Marcos Aurélio Araújo Freitas – Medicina (UEMA);

Lourdes Manoela Lima Lisboa de Sousa – Medicina (UEMA);

Hanna Bezerra de Morais – Medicina (UEMA);

Yasmin Malheiros Nunes – Engenharia Mecânica na Universidade de Brasília – UnB;

Adryelle Vieira Melo – Medicina (Uninovafapi)/ (UNINOVE);

Amanda Evangelista Pinto Tupinambá – 1º Lugar Direito (ICev);

Ana Beatriz Pinto Marques De Moura Fé – 2º Lugar Direito (UniFacid);

Andressa Tôrres Bucar – Medicina (UniFacid);

Antônio José Marques Nogueira Coêlho – 3º Lugar Engenharia de Software (ICev);

Antônio José Peres De Carvalho – Medicina (UniFacid);

Arthur Cortez Veloso dos Passos – Administração (UnB) / Medicina (Uninovafapi) / Direito (UniFacid / ICev);

Bruna Nogueira Viana – Medicina (Uninovafapi);

Cecília Soares Tôrres – Medicina (UniFacid);

Cláudia Castelo Branco Bucar – Medicina (UniFacid);

Eduarda Mirelly De Sousa Rocha – Medicina (UniFacid);

Elayne Barros Muniz – Medicina (Uninovafapi);

Gabriel William Maciel Negreiros – Medicina (Uninovafapi);

Geovana Cronemberger Cruz Marques – Medicina (UniFacid);

Giovanna Louise Araujo Almeida – Medicina (IESVAP);

Guilherme Saraiva Medeiros Barbosa – Medicina (UniFacid);

Hassan Costa Zeidam – Medicina (Uninovafapi)/3º Lugar Odontologia (UFPI)/ Medicina (IESVAP);

Iago Amorim Melo – Engenharia Civil (UniFacide);

Isabela de Moura Simplicio – Psicologia (PUC-SP);

Jenie Lana Evangelista de Sousa Luz – Medicina (UniFacid);

João Victor Monteiro Venancio Lima – Medicina (UniFacid);

José Alves de Paula Neto – Medicina (Uninovafapi);

Júlia Rabêlo Evangelista – Medicina (UniFacid);

Julia Vitoria Santos Gomes – Medicina (UniFacid/ Uninovafapi);

Kamile Vitória Ferreira Machado da Costa – Medicina (UniFacid);

Lara de Castro Rêgo Kronenberger Soares – Direito (ICev);

Lara Santos Sá Lima – Medicina (UniFacid);

Larissa Montoril Mendes Dantas – Medicina (UniFacid);

Lauro Rocha Seabra – Medicina (UniFacid);

Layse Albuquerque Lima – Medicina (UniFacid);

Letícia Freitas Paiva – Medicina (UniFacid);

Lorrara Soares do Valle – Direito (Uninovafapi);

Luma Araújo Marques Sousa – Medicina (Uninovafapi);

Manoel Fortuna de Carvalho Neto – Medicina (UniFacid);

Manoel Monteiro Neto – Medicina (UniFacid);

Marcela Andrade Rodrigues Da Costa – Medicina (UniFacid/ Uninovafapi);

Maria Clara Azevêdo Ehrich – Arquitetura (UniFacid);

Maria Clara Dourado Ribeiro – Direito (UniFacid);

Maria Clara Sousa Viana – Medicina (UniFacid/ Uninovafapi);

Maria Eduarda Rangel Villar – Medicina (UniFacid/ Uninovafapi);

Maria Fernanda Eleuterio Portela – Medicina (UniFacid);

Maria Fernanda Martins do Vale Batista Pinho – Medicina (UniFacid);

Maria Luiza de Freitas Tapety Oliveira – Medicina (Uninovafapi);

Maria Vitória Lopes Feitosa – Odontologia (UniFacid);

Mariana Lima Ferrer Teixeira Barbosa – Direito (Unifor);

Marina Meneses de Carvalho Coêlho – Medicina (UniFacid/ Uninovafapi);

Mauro Ricardo Barros Bilibio – Medicina  (UniFacid);

Natália Souza Bastos Lopes – Medicina (Uninovafapi);

Nicole Oliveira Dantas – 2º Lugar Odontologia (UniFacid);

Ocílio de Deus Da Rocha Ribeiro Goncalves – Medicina (UniFacid/ Uninovafapi);

Pedro Carlos Costa Ribeiro – Direito (ICev);

Roberta Rodrigues Moura – Medicina (UniFacid);

Victor Aguiar Alencar de Oliveira – Medicina (UniFacid);

Vinícius Nunes Miranda – Medicina (UniFacid);

Viviane Sousa Barros – Direito (UniFacid);

Wolner Lopes de Moura Santos Neto – Medicina (UniFacid);

Yasmin da Silva Campêlo – Direito (UniFacid/ Uninovafapi).

O Instituto Dom Barreto parabeniza todos os brilhantes por seus esforços e aprovações!