Raquel Dias

FN-373Maria Raquel Dos Santos Dias, tem 28 anos e é conhecida por Raquel Dias, atual apresentadora do programa SuperTop, na Rede Meio Norte. Mas antes de iniciar a carreira na TV, Raquel passou pelo Instituto Dom Barreto, onde aqui estudou do 2º Ano do Ensino Fundamental à 2ª Série do Ensino Médio. Segundo ela, o colégio foi decisivo em sua vida. “Não falo apenas da carreira escolar, mas do que aprendi no dia a dia: mais responsabilidade com os horários, com os compromissos. Aprendi a ser mais humana, a pensar no próximo e no meio ambiente. A sempre lembrar da importância religiosa na nossa vida. E a ter um foco. Quando você tem foco na vida, você consegue seus objetivos, nada é impossível a quem se dedica e age com caráter sem passar por cima de ninguém”, comenta.

Raquel ainda relembra que muitas coisas são marcantes em sua trajetória escolar dentro do Dom Barreto: a oração matinal na fila, as gincanas, os amigos e outras coisas, mas um momento em especial lhe marca até hoje como nenhum outro. Depois de prestar vestibular, em um ano onde o vestibular da UESPI foi um dos mais polêmicos por causa da nota da redação e muita gente não passou inclusive Raquel (que tinha prestado vestibular para Direito), lhe restava a esperança do resultado da UFPI. “Havia colocado áreas diferentes justamente porque não tinha certeza do que queria. No meio dessa inquietude, andando pelos corredores da escola, aquele perfume familiar tomou conta do corredor. De um lado eu, inquieta e fragilizada, do outro ele [professor Marcílio Rangel], sempre forte, impecável com sua roupa branca, cabelos penteados com gel e o seu perfume inconfundível”, diz.

Nossa antiga aluna acrescenta que o encontro dos dois aconteceu no meio do corredor. Ela ia passar direto, pois não tinha coragem de encará-lo. Mas o professor Marcílio percebeu sua aflição e, como sempre fazia, a chamou pelo primeiro nome. “Só ele me chamava assim: Maria! E eu o olhei. Nesse momento as lágrimas desceram e ele me abraçou. No abraço, sem eu dizer nada, ele me disse: Não se preocupe, vai dar tudo certo! Você é uma boa aluna e será uma grande profissional independente da área que você escolher. Vai dar certo. Olhou nos meus olhos, tocando o meu rosto, e, com o olhar fixo naqueles olhos azuis, encontrei a certeza de que daria certo. E ele foi embora”.

Foi a última vez que Raquel o encontrou, mas ele jamais saiu de sua memória. “Como aquele educador foi importante para mim e para tantos alunos, do Dom Barreto e da Casa Dom Barreto. Como sou agradecida a minha família de poder ter estudado em uma escola onde o diretor chamava cada um dos alunos pelo nome. Para finalizar, como minha homenagem a ele, uso as palavras que ele sempre dizia no fim de seus comunicados: Paz e Bem a todos”, pontua.

A carreira como apresentadora do programa SuperTop01

Raquel Dias formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Piauí no ano de 2009, mas, desde o primeiro período do curso, já trabalhava. Ela passou por experiências, enquanto estagiária, com Assessoria de Imprensa, Rádio AM e Televisão. Mas a TV foi onde passou mais tempo estagiando e onde fez sua projeção profissional. “Na TV Meio Norte, hoje Rede Meio Norte, fui assistente de produção, produtora, repórter e, hoje, apresentadora”, enumera.

E enquanto apresentadora da emissora, Raquel também passou por desafios bem diferentes. Foi apresentadora de 4 programas distintos: Planeta Micarina, Load, Revista Meio Norte e, hoje, SuperTop.

Os planos para o futuro

Atualmente, Raquel Dias tenta e busca a estabilidade em sua profissão de jornalista e enquanto comunicadora. “Me sinto muito responsável por minhas ações e pelo que falo, encaro isso como uma missão. Não é nada fácil estar com a cara na tela todos os dias, precisa de dedicação e de coragem”, afirma.

Além disso, a apresentadora, que alia paixão à profissão, deseja cada vez mais poder fazer isso, e refere-se à moda e à comunicação. “Tenho Pós-Graduação em Moda e quero cada vez mais poder trabalhar nessa área”, conclui.

Paz e Bem!