Alunos, funcionários e professores fazem adesão à Campanha IDB de Acessibilidade, Paz e Bem no Trânsito

Mobilização geral no Instituto Dom Barreto! Alunos, professores e funcionários movimentaram a Escola em apoio à “Campanha IDB de Acessibilidade, Paz e Bem no Trânsito” com o objetivo de divulgar e promover a conscientização e sensibilização sobre o respeito ao próximo no trânsito e também sobre a importância da acessibilidade para as pessoas que possuem algum tipo de deficiência.

Nos dois turnos, manhã e tarde, placas foram espalhadas na escola com frases objetivas de apoio e de alerta àqueles que costumam desrespeitar pessoas que necessitam de algum tipo de acessibilidade, e que fazem mau uso das vagas e acessos a estas pessoas. Alunos e funcionários fizeram questão de fazer fotos com as placas e, assim, registrar e firmar um dos compromissos que o IDB assumiu ao planejar esta campanha, que foi despertar naqueles que cometem infrações no trânsito, mais respeito e humildade ao próximo.

A coordenadora do Ensino Infantil do IDB, professora Bernadete Rangel, comenta que existe uma carência em relação os conhecimentos sobre os portadores de necessidades especiais. “A campanha de acessibilidade é uma necessidade do papel de cidadania. As pessoas não estavam muito acostumadas a entender e a vivenciar essa questão do respeito pelas pessoas que têm alguma barreira. Eu acredito que essa campanha vem exatamente para fortalecer e construir essa ideia, que ainda é muito precária. Como educadores nós precisamos mostrar essa importância”.

A professora Bernadete afirma ainda que as pessoas começam a respeitar e a entender as situações vivenciadas pelos deficientes apenas quando passam por dificuldades semelhantes. “Só se constrói um respeito quando a pessoa vive e quando percebe. Tanto é que, quando nós quebramos uma perna, entendemos e sentimos a situação que antes não entenderíamos. Desta forma, temos que defender e abraçar essa causa e, principalmente, empregar respeito no trânsito. A vida social e afetiva depende dessa educação no trânsito como também depende dessa vivencia e respeito pelo outro”, explica a professora.

A mobilização foi uma das ações da campanha, que promoverá ainda blitz educativa, matérias exclusivas no site com dicas de consultores especialistas em acessibilidade, concursos, entre outras atividades. Acompanhem no site as novidades da “Campanha IDB de Acessibilidade, Paz e Bem no Trânsito”.

Paz e Bem!