22 de abril: Dia do Descobrimento do Brasil

IMG-20150420-WA0027Uma expedição organizada pelos portugueses, a pedido do Rei Dom Manuel I, tinha o objetivo de repetir o feito de Vasco da Gama e chegar às Índias, pois estavam a procura de metais preciosos, como o ouro e a prata, e especiarias. Então, no dia 22, do ano de 1500, chegavam ao Brasil treze caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral.

O nome dado à terra descoberta, litoral sul do atual Estado da Bahia, foi Terra de Santa Cruz, atualmente cidade de Porto Seguro. Como os portugueses não conheciam a terra descoberta, acreditavam que se tratava de uma ilha e a nomearam de Ilha de Vera Cruz. O nome definitivo, Brasil, só veio alguns anos depois, devido à quantidade de pau-brasil encontrado no litoral.

Após a chegada dos portugueses, ocorreu o primeiro contato entre eles e os indígenas brasileiros que já habitavam a região. Segundo os relatos da Carta de Pero Vaz de Caminha, foi um encontro pacífico e de estranhamento, em função da grande diferença cultural entre esses dois povos. Mas, apesar dessas diferenças, eles trocaram objetos e cortesias, pacificamente.

A primeira missa celebrada em terras brasileiras foi no dia 26 de abril, pelo Frei Henrique de Coimbra. Após a celebração, a esquadra rumou em direção as Índias, em busca das especiarias.

O Brasil foi descoberto no período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras. Poucos anos antes da descoberta do Brasil, em 1492, Cristóvão Colombo, navegando pela Espanha, chegou a América, evento que ampliou as expectativas dos exploradores. Diante de tal acontecimento e de ambos terem as mesmas ambições, objetivando evitar guerras pelo poder das terras, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, em 1494. De acordo com este acordo, Portugal ficou com as terras recém-descobertas localizadas ao leste da linha imaginária, que era exatamente 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde, enquanto a Espanha ficou com as terras a oeste desta linha.

O documento redigido por Pero Vaz de Caminha, escrivão da esquadra de Cabral, chamado “Carta de Pero Vaz de Caminha” é a principal fonte histórica sobre o Descobrimento do Brasil. A carta era destinada ao rei de Portugal, e contava, com detalhes, da viagem como, por exemplo, a chegada ao litoral brasileiro, os índios que habitavam a região e os primeiros contatos entre os portugueses e os nativos.

Atualmente, o Brasil é o maior país da América do Sul e da região da América Latina e é o quinto maior do mundo em área territorial. Hoje, este país que possui mais de 202 milhões de habitantes, comemora a data de sua descoberta, feita há quinhentos e quinze anos.

Paz e Bem!